Ca­bo Ver­de de­cla­ra­do li­vre da po­li­o­mi­e­li­te

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS) anun­ci­ou em Acra, Gha­na, que Ca­bo Ver­de con­se­guiu er­ra­di­car a po­li­o­mi­e­li­te.

De acor­do com a Co­mis­são Re­gi­o­nal de Cer­ti­fi­ca­ção da Pó­lio em Áfri­ca, Ca­bo Ver­de foi ava­li­a­do de for­ma po­si­ti­va no pro­ces­so, que é fei­to pe­la Co­mis­são de ma­nei­ra in­de­pen­den­te. Em no­ta pu­bli­ca­da pe­la OMS em Ca­bo Ver­de, a agên­cia re­co­nhe­ce a con­quis­ta co­mo re­sul­ta­do dos es­for­ços e po­lí­ti­ca im­ple­men­ta­dos pa­ra com­ba­ter a pó­lio no país.

Pa­ra os es­pe­ci­a­lis­tas da OMS, a eli­mi­na­ção da epi­de­mia re­pre­sen­ta ga­nhos nos pla­nos nacional e in­ter­na­ci­o­nal pa­ra Ca­bo Ver­de. A do­cu­men­ta­ção com­ple­ta pa­ra cer­ti­fi­ca­ção da er­ra­di­ca­ção da po­li­o­mi­e­li­te foi en­tre­gue por au­to­ri­da­des ca­bo-ver­di­a­nas e in­te­gran­tes da OMS no país.

A po­li­o­mi­e­li­te ain­da é en­dé­mi­ca no Afe­ga­nis­tão, na Ni­gé­ria e no Pa­quis­tão. Se­gun­do es­pe­ci­a­lis­tas da OMS, pa­ra er­ra­di­car a do­en­ça, se­rá ne­ces­sá­rio eli­mi­nar a epi­de­mia des­sas três na­ções. A po­li­o­mi­e­li­te, tam­bém cha­ma­da pa­ra­li­sia in­fan­til, é uma do­en­ça in­fec­ci­o­sa vi­ral agu­da trans­mi­ti­da de pes­soa a pes­soa, prin­ci­pal­men­te pe­la via fe­cal-oral.

Em­bo­ra apro­xi­ma­da­men­te 90 por cen­to das in­fec­ções por pó­lio não cau­sem sin­to­mas (são as­sin­to­má­ti­cas), os in­di­ví­du­os afec­ta­dos po­dem exi­bir uma va­ri­e­da­de de sin­to­mas se o ví­rus atin­gir a cor­ren­te san­guí­nea. Em cer­ca de um por cen­to dos ca­sos, o ví­rus al­can­ça o sis­te­ma ner­vo­so central.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.