INI­CI­A­TI­VA DA AFA Fei­ra do des­por­to su­pe­ra ex­pec­ta­ti­vas

Jornal de Angola - - DESPORTO - AN­TÓ­NIO DE BRITO |

Com o ob­jec­ti­vo de pro­mo­ver e di­vul­gar os ar­te­fac­tos des­por­ti­vos, a I edi­ção da “Ex­po AFA Des­por­to” en­cer­rou on­tem, na Aca­de­mia de Fu­te­bol de Angola, nu­ma cla­ra de­mons­tra­ção de que ini­ci­a­ti­vas do gé­ne­ro po­dem per­fei­ta­men­te con­tri­buir pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to só­cio-eco­nó­mi­co do país.

Du­ran­te três di­as, o lo­cal re­gis­tou um ele­va­do nú­me­ro de vi­si­tan­tes, por ser a pri­mei­ra fei­ra de pro­mo­ção e di­vul­ga­ção de mar­cas des­por­ti­vas e não só em Angola. Além da pre­sen­ça de clu­bes e fe­de­ra­ções, o cer­ta­me te­ve ain­da a par­ti­ci­pa­ção de em­pre­sas pú­bli­cas e pri­va­das.

A ten­da gi­gan­te mon­ta­da pe­la or­ga­ni­za­ção aco­lheu 30 ex­po­si­to­res. Ou­tros qua­tro op­ta­ram por ex­por os seus pro­du­tos a céu aber­to. Dos clu­bes do Gi­ra­bo­la, 1º de Agos­to e Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga fo­ram os úni­cos que ade­ri­ram à fei­ra or­ga­ni­za­da em par­ce­ria com a Sem­ba Co­mu­ni­ca­ção e a Are­na Even­tos.

Os mi­li­ta­res do Rio Se­co fi­ze­ram­se pre­sen­tes com uma vas­ta ga­ma de pro­du­tos, co­mo ca­che­cóis, ca­mi­so­las, cal­ções, dis­tin­ti­vos, ban­dei­ras, tro­féus e qua­dros. O clu­be do sam­bi­la apro­vei­tou o cer­ta­me pa­ra di­vul­gar e co­mer­ci­a­li­zar as su­as mar­cas des­por­ti­vas, tal co­mo o an­ga­ri­a­men­to de no­vos só­ci­os.

A ní­vel das ins­ti­tui­ções des­por­ti­vas, ape­nas cin­co mar­ca­ram pre­sen­ça na ex­po­si­ção, de­sig­na­da­men­te Comité Olím­pi­co An­go­la­no (COA), Comité Pa­ra­lím­pi­co An­go­la­no (CPA), Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Fu­te­bol (FAF), Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Té­nis de Me­sa (FATM) e Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Na­ta­ção (FAN). Além dos pro­du­tos ex­pos­tos, as­sis­tiu-se a jo­gos de exi­bi­ção de té­nis de me­sa, xa­drez, fu­te­bol se­te e com­ba­tes de ju­do. A Uni­ver­si­da­de Me­to­dis­ta de Angola apro­vei­tou pa­ra fa­zer ras­treio de ten­são ar­te­ri­al e apre­sen­tar os seus pro­du­tos aos vi­si­tan­tes. En­tre os ex-des­por­tis­tas no­tá­veis, es­ti­ve­ram na aber­tu­ra e no en­cer­ra­men­to José Armando Sayo­vo (re­cor­dis­ta mun­di­al do des­por­to adap­ta­do), João Ntyam­ba (ven­ce­dor da São Sil­ves­tre de Lu­an­da) e Gil­ber­to Ama­ral (cam­peão africano de fu­te­bol Sub-20).

O ex-ca­pi­tão dos Pa­lan­cas Ne­gras lou­vou a ini­ci­a­ti­va e en­co­ra­jou a AFA a con­ti­nu­ar com a mes­ma ac­ti­vi­da­de: “Te­mos de abra­çar sem­pre as bo­as prá­ti­cas. Es­pe­ro que os de­mais clu­bes si­gam es­te exem­plo.” Ao fa­zer o ba­lan­ço do cer­ta­me, José Luís Gar­ri­do, di­rec­tor-ge­ral da AFA, re­fe­riu que a ac­ti­vi­da­de su­pe­rou to­das as ex­pec­ta­ti­vas. “É uma quan­ti­da­de que nos agra­da mui­to. O pri­mei­ro ano é sem­pre mais di­fí­cil de se fa­zer, não só do pú­bli­co e das mar­cas que es­tão as­so­ci­a­das ao des­por­to. Além de ser uma fer­ra­men­ta de in­clu­são de va­lo­res e so­ci­al. O des­por­to não po­de ca­mi­nhar só à es­pe­ra que o Es­ta­do pos­sa ofe­re­cer tu­do.”

A Uni­ver­si­da­de de Ge­ne­bra e o Ins­ti­tu­to de Es­tu­dos In­ter­na­ci­o­nais não re­no­va­ram o con­tra­to do ex­pre­si­den­te da Co­mis­são Eu­ro­peia, José Ma­nu­el Du­rão Bar­ro­so, que ces­sa no fi­nal do ano. Se­gun­do o jor­nal suí­ço “Le Temps”, o vín­cu­lo de Bar­ro­so ao ban­co de in­ves­ti­men­to Gold­man Sa­chs é o mo­ti­vo pa­ra a res­ci­são do con­tra­to. O ex­pri­mei­ro-mi­nis­tro por­tu­guês era pro­fes­sor con­vi­da­do da­que­le pres­ti­gi­a­do es­ta­be­le­ci­men­to de ensino superior, on­de tam­bém es­tu­dou e tra­ba­lhou nos anos 80. Des­de Maio de 2015 que ali da­va au­las so­bre po­lí­ti­cas eu­ro­pei­as. Bar­ro­so é tam­bém pro­fes­sor con­vi­da­do na Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca e pro­fes­sor vi­si­tan­te da Uni­ver­si­da­de de Prin­ce­ton, nos Es­ta­dos Uni­dos.

JOSÉ COLA

Fei­ra pro­mo­vi­da pe­la Aca­de­mia de Fu­te­bol de Angola de­mons­trou que o des­por­to tem um gran­de po­ten­ci­al pa­ra ge­rar ri­que­za

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.