Tra­ba­lho da ADRA no Hu­am­bo é re­co­nhe­ci­do pe­las au­to­ri­da­des

Jornal de Angola - - PARTADA - TATIANA MARTA | Hu­am­bo

O pa­pel e a con­tri­bui­ção da Ac­ção pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral e Am­bi­en­te (ADRA) no de­sen­vol­vi­men­to das co­mu­ni­da­des, atra­vés de ac­ções prá­ti­cas e pe­da­gó­gi­cas que têm per­mi­ti­do au­men­tar o ren­di­men­to das fa­mí­li­as e a di­mi­nui­ção da fo­me e da po­bre­za, me­re­ceu no sá­ba­do o re­co­nhe­ci­men­to das au­to­ri­da­des da pro­vín­cia do Hu­am­bo.

Ao in­ter­vir na aber­tu­ra do XIX Con­se­lho Con­sul­ti­vo da ONG Ac­ção pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral e Am­bi­en­te (ADRA), o vi­ce-go­ver­na­dor do Hu­am­bo pa­ra o sec­tor Téc­ni­co e In­fra-Es­tru­tu­ras, Fran­cis­co Kis­san­ga, des­ta­cou o pa­pel da­que­la or­ga­ni­za­ção não go­ver­na­men­tal pa­ra o cres­ci­men­to do país e da pro­vín­cia em par­ti­cu­lar.

Fran­cis­co Kis­san­ga agra­de­ceu, em no­me do Go­ver­no do Hu­am­bo, o pa­pel de­sem­pe­nha­do por or­ga­ni­za­ções da so­ci­e­da­de ci­vil que têm cri­a­do es­pa­ços de de­ba­te so­bre te­mas de in­te­res­se pú­bli­co e con­tri­bu­em pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to so­ci­al e eco­nó­mi­co da pro­vín­cia.

O vi­ce-go­ver­na­dor pro­vin­ci­al fri­sou que o Go­ver­no do Hu­am­bo es­tá a de­sen­vol­ver uma cam­pa­nha per­ma­nen­te con­tra o li­xo e dis­se es­pe­rar que as as­so­ci­a­ções cí­vi­cas par­ti­ci­pem nes­te pro­ces­so. O presidente do con­se­lho di­rec­ti­vo da ADRA, Gui­lher­me San­tos, dis­se que o en­con­tro ava­li­ou o pla­no es­tra­té­gi­co da ONG pa­ra o pe­río­do 2012/2016 e pers­pec­ti­vou ac­ções pa­ra os pró­xi­mos anos.

Gui­lher­me San­tos su­bli­nhou que é im­por­tan­te que a ADRA apro­fun­de a sua ac­ti­vi­da­de e fa­ça uma re­fle­xão so­bre as im­pli­ca­ções de mé­dio e de lon­go pra­zo que de­cor­rem das múl­ti­plas trans­for­ma­ções no con­tex­to do país e do Mun­do.

A di­rec­to­ra da or­ga­noAc­ção pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral e Am­bi­en­te, no Hu­am­bo, Ma­ria de Las­sa­le­te, pro­me­teu con­ti­nu­ar a apoi­ar as co­mu­ni­da­des com ac­ções con­cre­tas nos pró­xi­mos cin­co anos. Du­ran­te a reu­nião do con­se­lho fo­ram abor­da­dos, en­tre ou­tros te­mas, “re­sul­ta­dos do pro­ces­so de ava­li­a­ção e pla­ni­fi­ca­ção es­tra­té­gi­ca da or­ga­ni­za­ção”, “aná­li­se do con­tex­to, com in­ci­dên­cia nas áre­as de de­sen­vol­vi­men­to e go­ver­na­ção lo­cal” e “fi­nan­ci­a­men­to às or­ga­ni­za­ções não-go­ver­na­men­tais”.

Tam­bém me­re­ceu aná­li­se as ques­tões do “con­tex­to in­ter­na­ci­o­nal e ten­dên­ci­as” e “li­nhas de ori­en­ta­ção de tra­ba­lho pa­ra a or­ga­ni­za­ção dos pró­xi­mos anos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.