Ten­são na RDC pre­o­cu­pa a re­gião

Jornal de Angola - - PARTADA - ADALBERTO CEITA |

O se­cre­tá­rio exe­cu­ti­vo da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des La­gos de­nun­ci­ou on­tem a exis­tên­cia de ex-com­ba­ten­tes e re­fu­gi­a­dos pro­ve­ni­en­tes do Su­dão do Sul que se mo­vi­men­tam na fron­tei­ra da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC). Za­cha­ri Mu­bu­ri Mui­ta ana­li­sou on­tem, em Lu­an­da, com o mi­nis­tro da De­fe­sa Na­ci­o­nal, João Lou­ren­ço, me­ca­nis­mos de com­ba­te aos gru­pos rebeldes, pa­ra o al­can­ce da paz de­fi­ni­ti­va na RDC. Za­cha­ri Mu­bu­ri Mui­ta anun­ci­ou a re­a­li­za­ção, em me­a­dos de De­zem­bro, de uma ci­mei­ra pa­ra co­me­mo­rar os dez anos da or­ga­ni­za­ção, na qual os lí­de­res da re­gião vão re­flec­tir de for­ma pro­fun­da so­bre o tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do até ago­ra.

O se­cre­tá­rio exe­cu­ti­vo da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal So­bre a Re­gião dos Gran­des La­gos de­nun­ci­ou on­tem a exis­tên­cia de ex-com­ba­ten­tes e re­fu­gi­a­dos pro­ve­ni­en­tes do Su­dão do Sul que se mo­vi­men­tam na fron­tei­ra da RDC.

Za­cha­ri Mu­bu­ri Mui­ta ana­li­sou com o mi­nis­tro da De­fe­sa Na­ci­o­nal, João Lou­ren­ço, na qua­li­da­de de pre­si­den­te em exer­cí­cio do co­mi­té de mi­nis­tros da De­fe­sa da or­ga­ni­za­ção, me­ca­nis­mos de com­ba­te aos gru­pos rebeldes, pa­ra o al­can­ce da paz de­fi­ni­ti­va.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa no fi­nal de uma au­di­ên­cia, o se­cre­tá­rio exe­cu­ti­vo da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal So­bre a Re­gião dos Gran­des La­gos su­bli­nhou que a or­ga­ni­za­ção tem de en­vi­dar es­for­ços pa­ra que es­te acor­do ter­mi­ne em so­lu­ção pa­cí­fi­ca e ami­gá­vel.

“En­quan­to or­ga­ni­za­ção, con­ti­nu­a­mos a en­co­ra­jar e a acon­se­lhar que to­das as par­tes as­si­nem o acor­do, pa­ra que se con­si­ga uma si­tu­a­ção pa­cí­fi­ca e du­ra­dou­ra. A Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal So­bre a Re­gião dos Gran­des La­gos tem o com­pro­mis­so de fa­zer es­for­ços re­do­bra­dos pa­ra a paz de­fi­ni­ti­va na re­gião”, dis­se, re­co­nhe­cen­do a exis­tên­cia de mui­tas for­ças ne­ga­ti­vas que con­ti­nu­am a com­ba­ter o Go­ver­no da RDC e a cri­ar mui­ta ins­ta­bi­li­da­de na re­gião. Za­cha­ri Mu­bu­ri Mui­ta anun­ci­ou a re­a­li­za­ção, em me­a­dos de De­zem­bro, de uma ci­mei­ra pa­ra co­me­mo­rar os 10 anos da or­ga­ni­za­ção, na qual os lí­de­res da re­gião vão re­flec­tir de for­ma pro­fun­da so­bre o tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do ao lon­go de 10 anos e os ca­mi­nhos a per­cor­rer pa­ra me­lho­rar a or­ga­ni­za­ção. “As di­fe­ren­ças que se ve­ri­fi­cam en­tre as vá­ri­as for­ças in­ter­ve­ni­en­tes na Re­gião dos Gran­des La­gos só po­dem ser so­lu­ci­o­na­das atra­vés do diá­lo­go”, afir­mou o di­plo­ma­ta que­ni­a­no.

Em re­la­ção à pre­si­dên­cia an­go­la­na na Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal So­bre a Re­gião dos Gran­des La­gos, Za­cha­ri Mu­bu­ri Mui­ta con­si­de­roua bem su­ce­di­da e elo­gi­ou o tra­ba­lho de­sem­pe­nha­do pe­las au­to­ri­da­des an­go­la­nas em prol da es­ta­bi­li­da­de na re­gião. Elei­to em Ju­nho úl­ti­mo, Za­cha­ri Mu­bu­ri Mui­ta, que é que­ni­a­no de na­ci­o­na­li­da­de, subs­ti­tuiu no car­go o con­go­lês de­mo­cra­ta Ntum­ba Lu­a­ba.

He­li­cóp­te­ros da Itá­lia

An­go­la e Itá­lia pre­pa­ram pa­ra até fi­nal do ano a con­clu­são do acor­do pa­ra a ven­da de he­li­cóp­te­ros mi­li­ta­res e tec­no­lo­gia, afir­mou on­tem em Lu­an­da o em­bai­xa­dor da­que­le país, Cláu­dio Mis­cia, à saí­da de uma au­di­ên­cia con­ce­di­da pe­lo mi­nis­tro da De­fe­sa Na­ci­o­nal.

“Abor­dá­mos a ven­da de tec­no­lo­gia, trei­na­men­to, saú­de e em par­ti­cu­lar a con­clu­são de um acor­do já exis­ten­te pa­ra a ven­da de he­li­cóp­te­ros mi­li­ta­res a An­go­la”, dis­se o di­plo­ma­ta que es­pe­ra igual­men­te a as­si­na­tu­ra de ou­tro acor­do na área de saú­de mi­li­tar, que es­tá já em es­tu­do.

Cláu­dio Mis­cia afir­mou que o encontro com João Lou­ren­ço per­mi­tiu ava­li­ar o qua­dro das re­la­ções bi­la­te­rais no do­mí­nio mi­li­tar. O di­plo­ma­ta apro­vei­tou a oca­sião pa­ra fe­li­ci­tar o mi­nis­tro da De­fe­sa Na­ci­o­nal, pe­la no­me­a­ção à vi­ce-pre­si­dên­cia do MPLA e aos mi­li­ta­res pe­la vi­tó­ria da equi­pa de fu­te­bol do 1º de Agos­to, no Girabola Zap.

O mi­nis­tro da De­fe­sa Na­ci­o­nal, João Lou­ren­ço, efec­tu­ou, em Ju­nho, uma vi­si­ta à Itá­lia, com o ob­jec­ti­vo de re­for­çar a co­o­pe­ra­ção en­tre os Mi­nis­té­ri­os da De­fe­sa an­go­la­no e ita­li­a­no. A de­le­ga­ção foi in­te­gra­da por mem­bros das For­ças Ar­ma­das An­go­la­nas.

Os dois paí­ses têm des­de No­vem­bro de 2013 um acor­do de co­o­pe­ra­ção no do­mí­nio da de­fe­sa e se­gu­ran­ça in­ter­na­ci­o­nal que pre­vê a for­ma­ção e trei­na­men­to no do­mí­nio mi­li­tar, in­te­li­gên­cia, co­la­bo­ra­ção em ope­ra­ções hu­ma­ni­tá­ri­as e de apoio à paz, bus­ca, sal­va­men­to, des­mi­na­gem e as­sis­tên­cia mé­di­ca e me­di­ca­men­to­sa. As par­tes acor­da­ram ain­da co­o­pe­rar nos do­mí­ni­os da le­gis­la­ção mi­li­tar, desporto e cul­tu­ra, ci­ên­cia e tec­no­lo­gia de in­te­res­se mi­li­tar e in­dús­tria de de­fe­sa.

EDU­AR­DO PE­DRO

Za­cha­ri Mu­bu­ri pe­de mais diá­lo­go na RDC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.