Exér­ci­to is­ra­e­li­ta ata­ca al­vos sí­ri­os nos mon­tes Go­lã

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Exér­ci­to de Is­ra­el bom­bar­de­ou, na ma­dru­ga­da de on­tem, um edi­fí­cio aban­do­na­do das Na­ções Uni­das no sul da Sí­ria, de on­de um gru­po as­so­ci­a­do ao Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI) lan­çou um ata­que con­tra uma uni­da­de mó­vel is­ra­e­li­ta, in­for­mou o Mi­nis­té­rio da De­fe­sa.

“A For­ça Aé­rea atin­giu um edi­fí­cio aban­do­na­do da ONU que foi uti­li­za­do co­mo cen­tro de ope­ra­ções pe­lo Shuha­da Yar­mouk, uma or­ga­ni­za­ção lo­cal que ju­rou le­al­da­de ao gru­po Es­ta­do Is­lâ­mi­co”, con­fir­mou uma por­ta-voz mi­li­tar.

O lo­cal, dis­se, foi a ba­se do ata­que de on­tem con­tra as for­ças de se­gu­ran­ça is­ra­e­li­tas. O Exér­ci­to, atra­vés de um co­mu­ni­ca­do, dá con­ta que os jiha­dis­tas abri­ram fo­go de me­tra­lha­do­ra e dis­pa­ra­ram vá­ri­os mor­tei­ros con­tra a Bri­ga­da Go­la­ni, que fi­ca na re­gião das Co­li­nas de Go­lã ocu­pa­da por Is­ra­el des­de 1967. O ata­que de­sen­ca­de­ou com­ba­tes di­rec­tos, o pri­mei­ro des­de o iní­cio do con­fli­to na Sí­ria em 2011, se­gun­do o jor­nal lo­cal “Ha'aretz”.

As For­ças Ar­ma­das is­ra­e­li­tas res­pon­de­ram com bom­bar­de­a­men­tos a um veí­cu­lo no qual cir­cu­la­vam os mi­li­ci­a­nos, mas a por­ta-voz mi­li­tar não pô­de con­fir­mar o nú­me­ro exac­to de ví­ti­mas da ope­ra­ção. As Co­li­nas de Go­lã são ce­ná­rio de ten­são des­de o iní­cio do con­fli­to ar­ma­do na Sí­ria e, em vá­ri­as oca­siões, caí­ram na par­te con­tro­la­da por Is­ra­el vá­ri­os pro­jéc­teis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.