Fon­tes lo­cais de in­for­ma­ção são acon­se­lha­das à aber­tu­ra

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - JOAQUIM SUAMI |

Os mem­bros do Go­ver­no Pro­vin­ci­al de Ca­bin­da, en­quan­to fon­tes de in­for­ma­ção ofi­ci­ais, fo­ram acon­se­lha­dos a me­lho­rar as re­la­ções com os jor­na­lis­tas. O ape­lo foi fei­to pe­lo di­rec­tor lo­cal do Cen­tro de Pro­du­ção da Te­le­vi­são Pú­bli­ca de An­go­la (TPA). Fran­cis­co Ale­xan­dre re­fe­riu que a dis­po­ni­bi­li­da­de da fon­te de in­for­ma­ção é im­por­tan­te pa­ra o exer­cí­cio da ac­ti­vi­da­de do jor­na­lis­ta, que se ba­seia na di­vul­ga­ção de ma­té­ri­as no­ti­ci­o­sas com pre­ci­são, isen­ção e res­pon­sa­bi­li­da­de.

O jor­na­lis­ta da TPA re­fe­riu que as fon­tes de in­for­ma­ção são fun­da­men­tais pa­ra o exer­cí­cio da ac­ti­vi­da­de dos ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, prin­ci­pal­men­te pa­ra ga­ran­tir um tra­ba­lho com cla­re­za e ver­da­de.

Por is­so, Fran­cis­co Ale­xan­dre de­fen­deu uma boa co­or­de­na­ção en­tre os or­ga­nis­mos pro­vin­ci­ais do Es­ta­do e as em­pre­sas de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, pa­ra que a in­for­ma­ção flua da me­lhor for­ma e o pú­bli­co pos­sa ter aces­so a um tra­ba­lho com qua­li­da­de.

Fran­cis­co Ale­xan­dre su­bli­nhou que a Lei de Im­pren­sa es­ta­be­le­ce que os ór­gãos ofi­ci­ais de­vem for­ne­cer in­for­ma­ção aos jor­na­lis­tas. “As fon­tes são tam­bém os prin­ci­pais be­ne­fi­ciá­ri­os da nos­sa in­for­ma­ção, uma vez que uma no­tí­cia so­bre um de­ter­mi­na­do as­sun­to, for­ne­ci­da por uma fon­te, evi­ta a es­pe­cu­la­ção e a men­ti­ra”, jus­ti­fi­cou.

Du­ran­te a 5.ª ses­são or­di­ná­ria do con­se­lho pro­vin­ci­al, os mem­bros do Go­ver­no re­co­men­da­ram aos ad­mi­nis­tra­do­res da TPA e da Rá­dio Na­ci­o­nal de An­go­la (RNA) a me­lho­ria da co­ber­tu­ra das emis­sões, que con­si­de­ram fra­ca, em Ca­bin­da.

Pla­no de ca­pa­ci­ta­ção

Os mem­bros do Go­ver­no su­ge­ri­ram a trans­fe­rên­cia da tor­re da TPA, lo­ca­li­za­da em Ma­lem­bo, pa­ra o cen­tro emis­sor do Ten­da e a re­cu­pe­ra­ção do es­tú­dio mó­vel, que se en­con­tra ino­pe­ran­te.

Os par­ti­ci­pan­tes ori­en­ta­ram igual­men­te a se­cre­ta­ria pro­vin­ci­al da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al a ela­bo­rar um pla­no de ca­pa­ci­ta­ção em ma­té­ria de re­co­lha e tra­ta­men­to de con­teú­dos no­ti­ci­o­sos.

Os mem­bros do Go­ver­no de­fen­de­ram igual­men­te a ela­bo­ra­ção de um pla­no ope­ra­ci­o­nal da pro­vín­cia que cor­res­pon­da às exi­gên­ci­as do pro­ces­so elei­to­ral.

RA­FA­EL TA­TI | CA­BIN­DA

Vis­ta par­ci­al da ci­da­de de Ca­bin­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.