Tra­va­do aten­ta­do à mis­são dos EUA

Jornal de Angola - - CULTURA -

A po­lí­cia das Filipinas con­fir­mou ter im­pe­di­do on­tem um aten­ta­do, ale­ga­da­men­te de um gru­po com li­ga­ções ao Es­ta­do Is­lâ­mi­co, per­to da Em­bai­xa­da dos Es­ta­dos Uni­dos em Ma­ni­la, on­de foi en­con­tra­do um en­ge­nho ex­plo­si­vo.

“Não te­mos ain­da pro­vas ma­te­ri­ais, mas po­de-se ar­gu­men­tar que o frus­tra­do ata­que à bom­ba é obra do gru­po Mau­te”, dis­se, em con­fe­rên­cia de im­pren­sa, o di­rec­tor da po­lí­cia das Filipinas.

Ro­nald de la Ro­sa ex­pli­cou que o en­ge­nho ex­plo­si­vo en­con­tra­do on­tem num cai­xo­te do li­xo per­to da Em­bai­xa­da nor­te-ame­ri­ca­na era pa­re­ci­do com os usa­dos no aten­ta­do na ci­da­de de Da­vao (sul) em Se­tem­bro, em que mor­re­ram 14 pes­so­as e na sequên­cia do qual fo­ram de­ti­dos vá­ri­os mem­bros des­sa for­ma­ção is­la­mi­ta com li­ga­ções ao Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI).

Foi uma var­re­do­ra de ru­as que te­le­fo­nou à po­lí­cia de­pois de ter en­con­tra­do um te­le­mó­vel pre­so a uma es­pé­cie de gar­ra­fa-ci­lin­dro num em­bru­lho pre­to, com fi­os a li­gar o ci­lin­dro ao te­le­fo­ne.

No­ve pes­so­as fo­ram on­tem hos­pi­ta­li­za­das de­pois de um ho­mem co­me­çar a dis­pa­rar no cam­pus da Uni­ver­si­da­de de Ohio, lo­ca­li­za­do na ci­da­de de Columbus. O cam­pus, com 58.600 es­tu­dan­tes, per­ma­ne­cia on­tem iso­la­do e em aler­ta. Das no­ve pes­so­as le­va­das a hos­pi­tais lo­cais, uma en­con­tra­va-se em es­ta­do crí­ti­co, se­gun­do a emis­so­ra de TV WBNS. O ati­ra­dor foi mor­to, de acor­do com a po­lí­cia.

Cer­ca de 30 mi­li­ta­res por­tu­gue­ses da For­ça Aé­rea che­ga­ram do­min­go a Ba­ma­ko, ca­pi­tal do Ma­li, de um to­tal de 60, que in­te­gram a mis­são abran­gen­te da ONU na­que­le país (MINUSMA). Es­ta mis­são por­tu­gue­sa no Ma­li, que vai subs­ti­tuir a For­ça Aé­rea da No­ru­e­ga, vai pro­lon­gar-se por seis me­ses, sen­do com­pos­ta por cer­ca de 60 mi­li­ta­res ins­ta­la­dos nu­ma ba­se de lo­gís­ti­ca lo­ca­li­za­da nas ime­di­a­ções de Ba­ma­ko, a ca­pi­tal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.