Bo­as prá­ti­cas par­la­men­ta­res em dis­cus­são

Jornal de Angola - - PARTADA - ADELINA INÁ­CIO| Ma­pu­to

A Pre­si­den­te da As­sem­bleia da Re­pú­bli­ca de Mo­çam­bi­que, Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo, afir­mou on­tem, em Ma­pu­to, que a ins­ti­tui­ção que di­ri­ge pre­ten­de adop­tar as “bo­as prá­ti­cas” do Par­la­men­to an­go­la­no, so­bre­tu­do, no do­mí­nio da ad­mi­nis­tra­ção par­la­men­tar. Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, após reu­nir-se com o seu ho­mó­lo­go an­go­la­no, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo dis­se que “An­go­la tem bo­as prá­ti­cas e va­mos apren­der”.

A pre­si­den­te da As­sem­bleia da Re­pú­bli­ca de Mo­çam­bi­que, Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo, afir­mou on­tem, em Ma­pu­to, que a ins­ti­tui­ção que di­ri­ge pre­ten­de adop­tar as “bo­as prá­ti­cas” do Par­la­men­to an­go­la­no, so­bre­tu­do, no do­mí­nio da ad­mi­nis­tra­ção par­la­men­tar.

Em de­cla­ra­ções à im­pren­sa, após reu­nir com o seu ho­mó­lo­go an­go­la­no, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, que efec­tua des­de on­tem uma vi­si­ta ofi­ci­al a Mo­çam­bi­que, Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo dis­se que os dois paí­ses vão tro­car ex­pe­ri­ên­ci­as pa­ra ga­ran­tir me­lhor de­sen­vol­vi­men­to das ins­ti­tui­ções par­la­men­ta­res.

“An­go­la tem bo­as prá­ti­cas e va­mos apren­der. Mo­çam­bi­que tam­bém de­se­ja pas­sar a sua ex­pe­ri­ên­cia no do­mí­nio par­la­men­tar pa­ra An­go­la”, ga­ran­tiu Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo, adi­an­tan­do que os dois paí­ses vão as­si­nar um pro­gra­ma de co­o­pe­ra­ção e tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as a ní­vel da di­plo­ma­cia par­la­men­tar re­fe­ren­te, so­bre­tu­do, à con­cer­ta­ção de po­si­ções e es­tra­té­gi­as du­ran­te os fó­runs in­ter­na­ci­o­nais. O pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal con­si­de­rou on­tem, em Ma­pu­to, “ex­ce­len­tes”, as re­la­ções en­tre An­go­la e Mo­çam­bi­que. “É sem­pre, pa­ra An­go­la, um mo­ti­vo de sa­tis­fa­ção vi­si­tar Mo­çam­bi­que”, afir­mou Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos, que con­clui ama­nhã a vi­si­ta a Mo­çam­bi­que, que vi­sa o re­for­ço da co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral.

O lí­der do Par­la­men­to an­go­la­no dis­se que a sua es­ta­dia em Mo­çam­bi­que vai ser apro­vei­ta­da pa­ra tro­ca de in­for­ma­ções so­bre a si­tu­a­ção po­lí­ti­ca, eco­nó­mi­ca e so­ci­al dos dois Es­ta­dos. De­fen­deu uma maior co­or­de­na­ção es­tra­té­gi­ca en­tre os dois paí­ses nos fó­runs in­ter­na­ci­o­nais. “A in­ten­ção é que An­go­la e Mo­çam­bi­que de­fen­dam in­te­res­ses co­muns e me­lho­rem a co­o­pe­ra­ção no do­mí­nio da ad­mi­nis­tra­ção par­la­men­tar “, afir­mou.

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Di­as dos San­tos che­fia uma de­le­ga­ção par­la­men­tar in­te­gra­da pe­los pre­si­den­tes das co­mis­sões de Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais e Co­mu­ni­da­des no Es­tran­gei­ro; As­sun­tos da Ad­mi­nis­tra­ção do Es­ta­do e Po­der Lo­cal e de Man­da­tos, Éti­ca e De­co­ro Par­la­men­tar, e o se­cre­tá­rio-ge­ral da As­sem­bleia Na­ci­o­nal.

SAN­TOS PE­DRO

Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal foi re­ce­bi­do em Ma­pu­to pe­la ho­mó­lo­ga mo­çam­bi­ca­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.