As­si­na­do pro­to­co­lo em Ma­pu­to

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Dias dos San­tos é re­ce­bi­do ho­je pe­lo Pre­si­den­te Fi­li­pe Nyu­si

Jornal de Angola - - PARTADA - ADELINA INÁ­CIO |

Os Par­la­men­tos de An­go­la e de Mo­çam­bi­que as­si­na­ram on­tem, em Ma­pu­to, um pro­gra­ma de co­o­pe­ra­ção de dois anos nos do­mí­ni­os da ad­mi­nis­tra­ção e diplomacia par­la­men­tar. O acor­do foi as­si­na­do pe­los pre­si­den­tes dos dois Par­la­men­tos, no­me­a­da­men­te, Fer­nan­do da Pi­e­da­de e Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo.

Os par­la­men­tos de An­go­la e Mo­çam­bi­que as­si­na­ram on­tem, em Ma­pu­to, um pro­gra­ma de co­o­pe­ra­ção nos do­mí­ni­os da tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as na ad­mi­nis­tra­ção e diplomacia par­la­men­tar.

Os ins­tru­men­tos as­si­na­dos vão nor­te­ar o pro­gra­ma dos dois par­la­men­tos no bié­nio 2016-2018. O pro­gra­ma de co­o­pe­ra­ção, com du­ra­ção de dois anos, as­sen­ta nos do­mí­ni­os do apoio par­la­men­tar e as­ses­so­ria ju­rí­di­ca, re­la­ções pú­bli­cas, pro­to­co­lo e re­la­ções in­ter­na­ci­o­nais, ad­mi­nis­tra­ções de re­cur­sos hu­ma­nos, fi­nan­cei­ra e pa­tri­mo­ni­al.

Pe­la par­te an­go­la­na, o do­cu­men­to foi as­si­na­do pe­lo pre­si­den­te e pe­lo se­cre­tá­rio-ge­ral da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Dias dos San­tos e Agos­ti­nho de Ne­ri. Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo e Har­mé­nio Cor­reia as­si­na­ram por Mo­çam­bi­que. A pre­si­den­te da As­sem­bleia da República de Mo­çam­bi­que con­si­de­rou que a ma­te­ri­a­li­za­ção dos ob­jec­ti­vos ins­cri­tos no pro­gra­ma exi­ge o em­pe­nho dos par­la­men­ta­res an­go­la­nos e mo­çam­bi­ca­nos para que se­jam al­can­ça­dos os re­sul­ta­dos es­pe­ra­dos.

Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo afir­mou que o pro­to­co­lo as­si­na­do ins­ti­tu­ci­o­na­li­za a co­o­pe­ra­ção en­tre os dois paí­ses que tem vin­do a ser re­no­va­da, ten­do em vis­ta o for­ta­le­ci­men­to da ca­pa­ci­da­de ins­ti­tu­ci­o­nal dos dois par­la­men­tos. Lem­brou que os dois par­la­men­tos têm im­ple­men­ta­do pro­gra­mas de co­o­pe­ra­ção par­la­men­tar ma­te­ri­a­li­za­dos em ac­ções con­cre­tas. Tais pro­gra­mas, acres­cen­tou, têm re­for­ça­do a ca­pa­ci­da­de par­la­men­tar das du­as ins­ti­tui­ções.

Quan­to à ava­li­a­ção da im­ple­men­ta­ção dos pro­gra­mas, Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo su­bli­nhou o re­for­ço da co­o­pe­ra­ção e da con­so­li­da­ção das re­la­ções de ami­za­de en­tre os dois par­la­men­tos, que na sua opi­nião con­ti­nu­am a me­lho­rar. Apro­vei­tou o mo­men­to para fe­li­ci­tar Fer­nan­do da Pi­e­da­de Dias dos San­tos pe­la sua elei­ção ao car­go de Pre­si­den­te do Fó­rum Par­la­men­tar da SADC e ga­ran­tiu a dis­po­ni­bi­li­da­de de Mo­çam­bi­que em con­tri­buir para o êxi­to da pre­si­dên­cia an­go­la­na.

Para a lí­der do Par­la­men­to mo­çam­bi­ca­no, nes­te mo­men­to em que a re­gião en­fren­ta mui­tos de­sa­fi­os po­lí­ti­cos e eco­nó­mi­cos, a ex­pe­ri­ên­cia e a diplomacia an­go­la­na na­que­le ór­gão cons­ti­tui uma mais-va­lia para o en­ga­ja­men­to dos par­la­men­ta­res da re­gião na busca de so­lu­ções pa­cí­fi­cas.

Dis­po­ni­bi­li­da­de de An­go­la

O pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Fer­nan­do da Pi­e­da­de Dias dos San­tos, re­a­fir­mou a dis­po­ni­bi­li­da­de de An­go­la em re­for­çar as re­la­ções de ami­za­de e co­o­pe­ra­ção com Mo­çam­bi­que. O lí­der do Par­la­men­to an­go­la­no afir­mou que a ad­mi­nis­tra­ção par­la­men­tar é tam­bém um dos do­mí­ni­os que de­vem fa­zer par­te das pri­o­ri­da­des dos pro­gra­mas de co­o­pe­ra­ção e in­ter­câm­bio de bo­as prá­ti­cas par­la­men­ta­res.

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Dias dos San­tos pe­diu a par­ti­ci­pa­ção ac­ti­va e a con­tri­bui­ção dos de­pu­ta­dos mo­çam­bi­ca­nos no Fó­rum Par­la­men­tar da SADC para que a mes­ma se trans­for­me num es­pa­ço di­nâ­mi­co de abor­da­gem dos pro­ble­mas da re­gião e na su­ges­tão e apre­sen­ta­ção de pro­pos­tas aos go­ver­nos para a sua re­so­lu­ção. Os par­la­men­tos de An­go­la e Mo­çam­bi­que, dis­se, de­vem cor­res­pon­der às ex­pec­ta­ti­vas cri­a­das, trabalhando no sen­ti­do do re­for­ço da co­o­pe­ra­ção já exis­ten­te.

Re­la­ti­va­men­te à cri­se po­lí­ti­ca em Mo­çam­bi­que, o pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal fez um ape­lo para a ma­nu­ten­ção da paz, es­ta­bi­li­da­de, uni­da­de e co­e­são na­ci­o­nal, pre­ser­va­ção da In­de­pen­dên­cia e pro­mo­ção da igual­da­de en­tre os ci­da­dãos. Fer­nan­do da Pi­e­da­de Dias dos San­tos afir­mou que a paz é um ele­men­to fun­da­men­tal para a es­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca, eco­nó­mi­ca e so­ci­al, as­sen­te no diá­lo­go e no res­pei­to pe­las di­fe­ren­ças.

En­con­tros com lí­de­res

No pri­mei­ro dia de vi­si­ta a Ma­pu­to, o pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal te­ve en­con­tros se­pa­ra­dos com os lí­de­res dos gru­pos par­la­men­ta­res da Fre­li­mo, Re­na­mo e MDM, para abor­dar a co­o­pe­ra­ção par­la­men­tar e a si­tu­a­ção o po­lí­ti­ca, mi­li­tar, eco­nó­mi­ca e so­ci­al de Mo­çam­bi­que. A pre­si­den­te do gru­po par­la­men­tar da Fre­li­mo, Mar­ga­ri­da Ta­la­pa, pe­diu a in­ter­ven­ção de An­go­la e do Par­la­men­to an­go­la­no para se ul­tra­pas­sa­rem os con­fli­tos em Mo­çam­bi­que. So­li­ci­tou tam­bém ao pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal que, nos vá­ri­os en­con­tros com re­pre­sen­tan­tes dos par­ti­dos po­lí­ti­cos mo­çam­bi­ca­nos, ape­le para a as­sump­ção de res­pon­sa­bi­li­da­des.

“Pe­di­mos que du­ran­te os vá­ri­os en­con­tros que ti­ve­ram du­ran­te a es­ta­dia aqui em Mo­çam­bi­que con­ti­nu­em a ape­lar a to­dos os par­ti­dos po­lí­ti­cos que as­su­mam o diá­lo­go co­mo a via para se en­con­trar ca­mi­nhos para se ul­tra­pas­sar as di­fe­ren­ças", dis­se Mar­ga­ri­da Ta­la­pa, que ga­ran­tiu que a ban­ca­da par­la­men­tar da Fre­li­mo, com 144 dos 250 as­sen­tos na As­sem­bleia da República, es­tá dis­pos­ta a di­a­lo­gar com os ou­tros par­ti­dos para en­con­trar con­sen­sos.

Para a pre­si­den­te do gru­po par­la­men­tar do par­ti­do que sus­ten­ta o Go­ver­no em Mo­çam­bi­que, a con­so­li­da­ção da uni­da­de na­ci­o­nal e a paz são pres­su­pos­tos im­por­tan­tes para o de­sen­vol­vi­men­to de um país.

Ivo­ne So­a­res, lí­der da ban­ca­da da Re­na­mo, que ocu­pa 89 as­sen­tos no Par­la­men­to, con­si­de­rou o en­con­tro com Fer­nan­do da Pi­e­da­de Dias dos San­tos de in­te­res­san­te e ser­viu para as par­tes fa­la­rem dos gran­des de­sa­fi­os de Mo­çam­bi­que, com des­ta­que para a paz e ne­go­ci­a­ções en­tre o Go­ver­no da Fre­li­mo e a Re­na­mo.

As par­tes, dis­se Ivo­ne So­a­res, pers­pec­ti­va­ram ac­ções para a saí­da da cri­se po­lí­ti­ca, mi­li­tar e eco­nó­mi­ca de Mo­çam­bi­que. A de­pu­ta­da afir­mou que Fer­nan­do da Pi­e­da­de dos San­tos, que é tam­bém pre­si­den­te do Fó­rum Par­la­men­tar da SADC, es­tá aten­to aos gran­des pro­ble­mas que Mo­çam­bi­que vi­ve.

A lí­der do mai­or par­ti­do na opo­si­ção mo­çam­bi­ca­na sa­li­en­tou que a Re­na­mo es­tá in­tei­ra­da no tra­ba­lho que An­go­la fez para que hou­ves­se um úni­co exér­ci­to. “An­go­la tam­bém te­ve gu­er­ra, mas con­se­guiu ter um úni­co exér­ci­to on­de es­tão in­te­gra­dos ge­ne­rais e ou­tras pa­ten­tes pro­ve­ni­en­tes da UNITA”, re­co­nhe­ceu.

Os 17 as­sen­tos res­tan­tes na As­sem­bleia da República de Mo­çam­bi­que são ocu­pa­dos pe­lo MDM. O pre­si­den­te do gru­po par­la­men­tar des­te par­ti­do é Lu­te­ro Si­man­go, que tam­bém te­ve um en­con­tro com Fer­nan­do da Pi­e­da­de Dias dos San­tos. Lu­te­ro Si­man­go dis­se ter abor­da­do com o pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal as­sun­tos re­la­ci­o­na­dos com a si­tu­a­ção po­lí¬ti­ca em Mo­çam­bi­que e An­go­la.

Lu­te­ro Si­man­go apre­sen­tou ao pre­si­den­te do Par­la­men­to an­go­la­no os gran­des de­sa­fi­os do seu par­ti­do de tra­ba­lhar com to­dos os mo­çam­bi­ca­nos para res­ga­tar a paz e en­con­trar uma pla­ta­for­ma para a re­vi­são da Cons­ti­tui­ção mo­çam­bi­ca­na.

Na opi­nião de Lu­te­ro Si­man­go, es­ta re­vi­são vai per­mi­tir es­ta­be­le­cer um ca­mi­nho co­mum so­bre o pro­ces­so de des­cen­tra­li­za­ção e pro­jec­tar a elei­ções dos go­ver­na­do­res em 2019. O lí­der da ban­ca­da do MDM, que con­ta com 17 de­pu­ta­dos, dis­se que Fer­nan­do da Pi­e­da­de Dias dos San­tos apre­sen­tou su­ges­tões para a saí­da dos con­fli­tos em Mo­çam­bi­que, mas in­di­cou que os pro­ble­mas de­vem ser re­sol­vi­dos pe­los pró­pri­os mo­çam­bi­ca­nos.

Ho­je, o pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal é re­ce­bi­do pe­lo Che­fe do Es­ta­do mo­çam­bi­ca­no, Fi­li­pe Nyu­si, com quem abor­da a si­tu­a­ção po­lí­ti­ca em Mo­çam­bi­que e a cri­se fi­nan­cei­ra que os dois paí­ses vi­vem ac­tu­al­men­te.

SAN­TOS PE­DRO

Fer­nan­do da Pi­e­da­de Dias dos San­tos e Ve­ró­ni­ca Ma­ca­mo quan­do tro­ca­vam as pas­tas das as­si­na­tu­ras do pro­gra­ma de co­o­pe­ra­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.