Che­fe de Es­ta­do pres­si­o­na­da co­lo­cou o car­go à dis­po­si­ção

Jornal de Angola - - PARTADA -

A Pre­si­den­te da Co­reia do Sul, Park Geun-hye, en­fra­que­ci­da po­li­ti­ca­men­te pe­los cres­cen­tes pe­di­dos de re­nún­cia de­vi­do ao ca­so da “Ras­pu­ti­na co­re­a­na”, co­lo­cou on­tem o car­go à dis­po­si­ção da As­sem­bleia Na­ci­o­nal.

“Vou de­le­gar na As­sem­bleia Na­ci­o­nal a opor­tu­ni­da­de de en­cur­tar o meu man­da­to”, dis­se a Pre­si­den­te, no seu ter­cei­ro dis­cur­so pú­bli­co des­de que te­ve iní­cio, há mais de um mês, o mai­or es­cân­da­lo po­lí­ti­co dos úl­ti­mos anos na Co­reia do Sul.

Park pe­diu aos prin­ci­pais par­ti­dos po­lí­ti­cos que de­fi­nam um “ca­len­dá­rio e pro­ce­di­men­tos le­gais” para re­a­li­zar a re­nún­cia e “ga­ran­tir uma trans­fe­rên­cia es­tá­vel de po­der” com o ob­jec­ti­vo de “re­du­zir a confusão nos as­sun­tos de Es­ta­do”. A Pre­si­den­te com­pro­me­teu-se a “co­la­bo­rar com a in­ves­ti­ga­ção” do ca­so e “de­pois re­nun­ci­ar” se ne­ces­sá­rio pe­los re­pre­sen­tan­tes da Câ­ma­ra. O no­vo dis­cur­so ocor­re num mo­men­to de gran­de pres­são so­bre Park, de­pois do úl­ti­mo sá­ba­do quan­do qua­se dois mi­lhões de sul-co­re­a­nos se­gun­do da­dos dos or­ga­ni­za­do­res do ac­to - fi­ze­ram uma ma­ni­fes­ta­ção em Seul e nou­tras ci­da­des do país, para pe­dir a saí­da do po­der, no quin­to dia de pro­tes­tos em mas­sa de­vi­do ao es­cân­da­lo “Choi So­on-sil”.

O ca­so em tor­no de Park Geu­nhye e sua ami­ga Choi So­on-sil, a “Ras­pu­ti­na co­re­a­na” que su­pos­ta­men­te in­ter­veio em as­sun­tos de Es­ta­do, mes­mo sem os­ten­tar car­go pú­bli­co e ex­tor­quiu em­pre­sas para ob­ter gran­des so­mas de di­nhei­ro que se te­ria apro­pri­a­do ir­re­gu­lar­men­te, além de ou­tras acu­sa­ções. An­tes do dis­cur­so da Pre­si­den­te, os par­ti­dos da opo­si­ção anun­ci­a­ram que vão sub­me­ter a vo­ta­ção pro­va­vel­men­te na próxima sex­ta-fei­ra na As­sem­bleia Na­ci­o­nal uma mo­ção para a cas­sa­ção da Pre­si­den­te, cu­ja ta­xa de po­pu­la­ri­da­de é de ape­nas qua­tro por cen­to, a me­nor de um lí­der na His­tó­ria do país.

AFP

Park Geun-hye vai ter man­da­to re­du­zi­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.