Agência das Na­ções Uni­das des­ta­ca avan­ços con­tra fo­me

Jornal de Angola - - PARTADA -

A Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das para a Ali­men­ta­ção e Agri­cul­tu­ra (FAO) dis­se on­tem que cal­cu­la que 36 por cen­to de pes­so­as dei­xa­ram de pas­sar fo­me em três anos na Co­mu­ni­da­de dos Paí­ses de Lín­gua Por­tu­gue­sa (CPLP).

A in­for­ma­ção foi avan­ça­da à Rá­dio da ONU pe­lo re­pre­sen­tan­te da FAO em Por­tu­gal e CPLP, Hél­der Mu­teia, que des­ta­cou os pro­gres­sos que se re­gis­tam em An­go­la e São To­mé e Príncipe.

Hél­der Mu­teia in­di­cou que a agência da ONU in­ves­tiu na es­tra­té­gia de se­gu­ran­ça ali­men­tar e nu­tri­ci­o­nal, com 500 mil dó­la­res para me­lho­rar a ca­pa­ci­da­de de ana­li­sar a in­for­ma­ção, to­mar de­ci­sões e acor­dos en­tre os paí­ses. “Do pon­to de vis­ta da si­tu­a­ção de se­gu­ran­ça ali­men­tar e nu­tri­ci­o­nal, te­mos uma evo­lu­ção no sen­ti­do da re­du­ção da in­ci­dên­cia da fo­me. Fa­lá­va­mos há cer­ca de três anos de 28 mi­lhões de pes­so­as afec­ta­das. Ho­je, a nos­sa es­ti­ma­ti­va é de ape­nas 22 mi­lhões de pes­so­as”, dis­se. Se­gun­do Mu­teia, is­so foi re­sul­ta­do de um tra­ba­lho co­or­de­na­do nos paí­ses com me­di­das con­cre­tas e po­lí­ti­cas nas áre­as de pro­du­ção e as­sis­tên­cia so­ci­al. O re­pre­sen­tan­te da FAO ci­tou, em par­ti­cu­lar, os ca­sos de pro­gres­sos em São To­mé e Príncipe e An­go­la. Dis­se que a ini­ci­a­ti­va “Jun­tos con­tra a Fo­me na CPLP” já atin­giu 90 mil dó­la­res num fun­do de apoio a gru­pos e ac­ções.

“A pri­o­ri­da­de é con­ti­nu­ar­mos a tra­ba­lhar para er­ra­di­car a fo­me, por­que quan­do, fa­la­mos des­sas es­ta­tís­ti­cas, pa­re­ce um gran­de avan­ço”, afir­mou o res­pon­sá­vel da FAO, ad­mi­tin­do que ain­da há mui­to por fa­zer. “Re­du­zir­mos em seis mi­lhões as pes­so­as que pas­sam fo­me. Es­ta­mos a fa­lar ain­da de mui­tos mi­lhões de se­res hu­ma­nos: 22 mi­lhões. Al­guns de­les es­tão tão en­cur­ra­la­dos nes­ta si­tu­a­ção de in­se­gu­ran­ça ali­men­tar que per­dem a sua vi­da”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.