Adão de Almeida pede mais acção dos partidos
Um maior envolvimento das autoridades tradicionais, religiosas e políticas na mobilização dos cidadãos para o registo eleitoral foi pedido pelo secretário de Estado para os Assuntos Institucionais, na segunda-feira, no Huambo,
Adão de Almeida fez este pronunciamento durante um encontro com os responsáveis locais, na comuna do Alto-Hama, município do Londuimbali, e na sede municipal do Bailundo, onde manifestou a necessidade de se divulgar mais a mensagem sobre o registo eleitoral.
“Toda a população tem de saber que o registo eleitoral já está a acontecer e deve fazê-lo, sendo que, neste domínio, as autoridades tradicionais, religiosas e os partidos políticos têm a missão de mobilizar e trazer os jovens maiores de 18 anos para fazerem o registo e efectuarem a prova de vida”, frisou Adão de Almeida. Nas mensagens, realçou Adão de Almeida, é necessário referir que a Pátria está acima de qualquer dever e, por isso, o registo eleitoral constitui um dos deveres fundamentais que une os angolanos na busca do bem comum.
Durante a sua visita de trabalho ao Huambo, Adão de Almeida explicou que o exercício deste dever cívico e patriótico contribui no desenvolvimento do país e na consolidação da democracia nacional, para que os angolanos continuem a viver em clima de paz, de serenidade e de estabilidade social e política.
Adão de Almeida reconheceu a influência das autoridades tradicionais, das igrejas e dos partidos políticos nesta tarefa, e afirmou ser com este propósito que o Ministério da Administração do Território quer contar com o apoio dos mesmos para permitir que, dentro dos prazos estabelecidos, seja possível registar toda a população em idade eleitoral. Por seu turno, o rei do Bailundo, Armindo Kalupeteca, prometeu responder com eficácia a este apelo, e garantiu que vai ser intensificada a campanha de sensibilização. Já o soba grande da comuna do Alto-Hama, António Pinto, disse que vai trabalhar para continuar a incutir nos cidadãos a necessidade e importância de participar nesta actividade, pois quem faz um país são os seus cidadãos com os seus bons actos.
Aumento das brigadas
A directora provincial dos Registos na província do Huambo anunciou, para a próxima semana, a entrada em acção de 18 novas brigadas de registo eleitoral, com o objectivo de dar maior celeridade ao processo de actualização, emissão de segunda via e registo de novos eleitores. Em declarações à Angop, Luísa Ngueve disse que, nesta altura, está na fase final uma formação dos chefes das referidas brigadas.