Re­co­men­da­ções da ONU apre­sen­ta­das em Lu­an­da

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

O Mi­nis­té­rio da Justiça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, em par­ce­ria com o Pro­gra­ma das Na­ções Uni­das para o De­sen­vol­vi­men­to (PNUD) re­a­li­za, ho­je, em Lu­an­da, uma me­sa re­don­da para ana­li­sar as re­co­men­da­ções não acei­tes por An­go­la no se­gun­do Relatório Pe­rió­di­co Uni­ver­sal (UPR), apre­sen­ta­do em No­vem­bro de 2014 e Mar­ço de 2015.

De acor­do com uma no­ta do Mi­nis­té­rio da Justiça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, a me­sa re­don­da, a de­cor­rer nu­ma uni­da­de ho­te­lei­ra, pre­ten­de for­ta­le­cer as ca­pa­ci­da­des téc­ni­cas dos mem­bros da Co­mis­são In­ter­sec­to­ri­al para a Ela­bo­ra­ção dos Re­la­tó­ri­os Na­ci­o­nais de Di­rei­tos Hu­ma­nos (CIERNDH).

O en­con­tro tem ain­da co­mo ob­jec­ti­vo di­vul­gar o Relatório Pe­rió­di­co Uni­ver­sal, as re­co­men­da­ções fei­tas pe­los Es­ta­dos e for­ta­le­cer o diá­lo­go en­tre as ins­ti­tui­ções pú­bli­cas e a so­ci­e­da­de ci­vil em An­go­la.

A me­sa re­don­da é di­ri­gi­da aos re­pre­sen­tan­tes de ins­ti­tui­ções pú­bli­cas, so­ci­e­da­de ci­vil e da Co­mis­são In­ter­sec­to­ri­al para a Ela­bo­ra­ção dos Re­la­tó­ri­os Na­ci­o­nais de Di­rei­tos Hu­ma­nos. No en­con­tro, se­rão abor­da­dos te­mas co­mo “A li­ber­da­de de im­pren­sa e a des­cri­mi­na­li­za­ção da di­fa­ma­ção e in­jú­ria”, “As ins­ti­tui­ções na­ci­o­nais de de­fe­sa dos di­rei­tos hu­ma­nos e a con­cor­dân­cia com os prin­cí­pi­os de Pa­ris”.

“A ra­ti­fi­ca­ção das con­ven­ções re­co­men­da­das : “A Con­ven­ção para a Pre­ven­ção e Re­pres­são do Cri­me de Ge­no­cí­dio”, “O Es­ta­tu­to de Ro­ma (TPI)” e “A ade­são à par­ce­ria so­bre a ini­ci­a­ti­va de trans­pa­rên­cia nas in­dús­tri­as ex­trac­ti­vas” são ou­tros te­mas a se­rem abor­da­dos na me­sa re­don­da.

O Relatório Pe­rió­di­co Uni­ver­sa exa­mi­na o cum­pri­men­to das obri­ga­ções e com­pro­mis­sos em ma­té­ria de di­rei­tos hu­ma­nos de to­dos os 193 Es­ta­dos mem­bros da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das a ca­da qua­tro anos. Das 226 re­co­men­da­ções fei­tas, An­go­la acei­tou 192 e re­jei­tou 32, por não es­ta­rem de acor­do com a Cons­ti­tui­ção da República.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.