Di­vi­são do Exér­ci­to ni­ge­ri­a­no com­ba­te os re­bel­des no Nor­te

Jornal de Angola - - MUNDO -

O Exér­ci­to ni­ge­ri­a­no vai ins­ta­lar uma di­vi­são em So­ko­to, no no­ro­es­te do país, para ga­ran­tir a se­gu­ran­ça e li­mi­tar o flu­xo de “ele­men­tos in­de­se­já­veis e de ar­mas” nas re­giões fron­tei­ri­ças do Ní­ger e do Be­nin, anun­ci­ou o che­fe de Es­ta­do-Mai­or, o ge­ne­ral das For­ças Ar­ma­das, Yu­suf Bu­ra­tai.

O ofi­ci­al in­di­cou, du­ran­te uma vi­si­ta do­min­go ao go­ver­na­dor do es­ta­do de So­ko­to, Alha­ji Ami­nu Tam­buwal, que o con­se­lho do Exér­ci­to ni­ge­ri­a­no apro­vou a ins­ta­la­ção da oi­ta­va Di­vi­são do Exér­ci­to, com So­ko­to co­mo quar­tel-ge­ne­ral.

Ex­pli­cou que os ofi­ci­ais e os sol­da­dos que se­rão afec­ta­dos à no­va di­vi­são ope­ram ac­tu­al­men­te no nordeste, no qua­dro da gu­er­ra con­tra Bo­ko Ha­ram.

“Des­de que a si­tu­a­ção de se­gu­ran­ça nes­ta re­gião se­ja to­tal­men­te es­ta­bi­li­za­da, es­ta di­vi­são vai des­lo­car-se à re­gião de So­ko­to, es­ta me­di­da en­tra no qua­dro dos es­for­ços para le­var uma paz du­ra­dou­ra e a uni­da­de na Ni­gé­ria e o Exér­ci­to ni­ge­ri­a­no es­tá pron­ta para a apli­car”, su­bli­nhou o mi­li­tar.

O ge­ne­ral Bu­ra­tai agra­de­ceu ao go­ver­na­dor Tam­buwal pe­lo seu apoio à pri­mei­ra bri­ga­da e às ou­tras for­ças de se­gu­ran­ça em So­ko­to e pe­la ma­nu­ten­ção das re­la­ções cor­di­ais en­tre o Exér­ci­to e a po­pu­la­ção des­te es­ta­do.

Tam­buwai agra­de­ceu ao Exér­ci­to pe­la ins­ta­la­ção de uma di­vi­são e du­as es­co­las de co­man­do em So­ko­to e em Sha­ga­ri.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.