Fal­ta de ar­ti­cu­la­ção en­tre as ins­ti­tui­ções con­di­ci­o­na tu­ris­mo

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

O di­rec­tor do Ins­ti­tu­to de Fo­men­to Tu­ris­mo (Infotur), Eu­gé­nio Cle­men­te, dis­se em Lu­an­da que é ne­ces­sá­rio en­con­trar um ali­nha­men­to dos vá­ri­os sec­to­res que in­ter­vêm na ac­ti­vi­da­de tu­rís­ti­ca, a fim de se pro­por­ci­o­nar um me­lhor ser­vi­ço e de­sen­vol­ver o ra­mo.

Em entrevista à An­gop, o ges­tor ex­pli­cou que o tu­ris­mo é das ac­ti­vi­da­des que, quan­do pro­mo­vi­da, per­mi­te a pro­jec­ção da ima­gem do país de for­ma as­so­ci­a­da, com a in­ter­ven­ção de uma ca­deia de ser­vi­ços para quem vi­si­ta o país.

“A nos­sa re­a­li­da­de ain­da não ofe­re­ce um ali­nha­men­to, por exem­plo, en­tre os ser­vi­ços de táxis, ac­ti­vi­da­des cul­tu­rais, pre­ços dos ser­vi­ços de te­le­co­mu­ni­ca­ções, ho­téis e res­tau­ran­tes e ou­tros”, re­fe­riu.

Para o di­rec­tor do Infotur, é ne­ces­sá­rio que os ser­vi­ços, que du­ran­te al­gum tempo fo­ram mon­tan­do as su­as ope­ra­ções de for­ma iso­la­da à dis­po­si­ção do mer­ca­do, ho­je pre­ci­sam de o fa­zer nu­ma pers­pec­ti­va na­ci­o­nal.

“Te­mos es­ta­do a cha­mar a aten­ção para os de­sa­fi­os de ho­je, vis­to que co­me­ça a exis­tir o sen­ti­men­to na­ci­o­nal de que o tu­ris­mo tem ex­pres­são co­mo in­dús­tria e que é im­por­tan­te que se fa­ça o ali­nha­men­to da ca­deia des­ta in­dús­tria”, dis­se o ges­tor.

O ges­tor avan­çou que o ob­jec­ti­vo de ali­nha­men­to, que con­duz ao de­sen­vol­vi­men­to do tu­ris­mo, le­va a de­sa­fi­os co­mo a al­te­ra­ção ou re­vi­são do ca­len­dá­rio lec­ti­vo, por­que no pe­río­do em que o país co­me­ça a re­ce­ber a ex­pres­são do calor, os jo­vens, que cons­ti­tu­em a mai­or par­te da po­pu­la­ção, es­tão a es­tu­dar. A par dis­so, re­al­çou, os tra­ba­lha­do­res têm fé­ri­as com pro­gra­mas in­di­vi­du­ais ao in­vés de co­lec­ti­vas. “Te­mos de re­flec­tir so­bre is­so tu­do. Se che­gar­mos a uma con­clu­são va­mos jun­tar as pe­ças”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.