Di­a­man­tí­fe­ra re­no­va li­cen­ça de ex­plo­ra­ção

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

A em­pre­sa aus­tra­li­a­na Lu­ca­pa Di­a­mond Com­pany ob­te­ve do Go­ver­no an­go­la­no uma no­va li­cen­ça de ex­plo­ra­ção de quim­ber­li­tos para o pro­jec­to di­a­man­tí­fe­ro Lu­lo, in­for­mou a em­pre­sa em co­mu­ni­ca­do di­vul­ga­do on­tem em Lu­an­da.

A Lu­ca­pa Di­a­mond Com­pany re­fe­re que a no­va li­cen­ça abran­ge a to­ta­li­da­de dos 3000 qui­ló­me­tros qua­dra­dos da con­ces­são Lu­lo e tem um pe­río­do de va­li­da­de de cin­co anos.

A pri­mei­ra con­ces­são, para es­te pro­jec­to, foi atri­buí­da em No­vem­bro de 2014 e a ope­ra­ção na­que­la mi­na ini­ci­ou em Agos­to de 2015, nu­ma par­ce­ria en­tre Lu­ca­pa (40 por cen­to),a es­ta­tal an­go­la­na do sec­tor Em­pre­sa Na­ci­o­nal de Di­a­man­tes de An­go­la (ENDIAMA), com 32 por cen­to e os pri­va­dos da Ro­sas & Pé­ta­las 28 por cen­to.

Em Maio pas­sa­do, a Lu­ca­pa Di­a­mond Com­pany anun­ci­ou no­vos in­ves­ti­men­tos no re­for­ço da pro­du­ção di­a­man­tí­fe­ra na mi­na, on­de em Fe­ve­rei­ro foi des­co­ber­to o mai­or di­a­man­te al­gu­ma vez en­con­tra­do em An­go­la e o 27.º do mun­do, com 404,2 qui­la­tes, cu­ja ven­da em bru­to ren­deu 16 mi­lhões de dó­la­res.

No co­mu­ni­ca­do, a em­pre­sa acres­cen­ta que es­ta apro­va­ção mi­nis­te­ri­al per­mi­te aos par­cei­ros as­so­ci­a­dos na So­ci­e­da­de Mi­nei­ra do Lu­lo con­cluir um con­tra­to de in­ves­ti­men­to mi­nei­ro para a con­ces­são.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.