Apre­sen­ta­do­ra so­freu ame­a­ças

Jornal de Angola - - DESPORTO -

Uma an­ti­ga apre­sen­ta­do­ra de te­le­vi­são ho­lan­de­sa, que se es­tá a can­di­da­tar a um lu­gar de de­pu­ta­da no Par­la­men­to da Ho­lan­da, te­ve de pas­sar a ser per­ma­nen­te­men­te es­col­ta­da pe­la po­lí­cia, de­pois de ser al­vo de ame­a­ças ra­cis­tas. Si­mons, de 45 anos, es­tá há seis me­ses ins­cri­ta na lis­ta de um no­vo par­ti­do que se vai can­di­da­tar às pró­xi­mas elei­ções, e tem-se de­di­ca­do à lu­ta con­tra o ra­cis­mo e a xe­no­fo­bia, o que lhe tem va­li­do uma sé­rie de in­sul­tos e ame­a­ças, so­bre­tu­do nas re­des so­ci­ais.

O ca­so mais gra­ve foi a divulgação de um ví­deo em que a ca­ra de Syl­va­na Si­mons apa­re­ce so­bre­pos­ta a ima­gens de ca­dá­ve­res en­for­ca­dos. Já não se­ria a pri­mei­ra vez que eram di­vul­ga­das ima­gens do gé­ne­ro, que o par­ti­do de Syl­va­na con­si­de­rou “as­que­ro­sas”. O ví­deo foi di­vul­ga­do na in­ter­net e in­cluía, se­gun­do a BBC, uma can­ção de fun­do que di­zia “Oh Syl­va­na, por que não fa­zes as ma­las, por que não emi­gras”. O au­tor do ví­deo ma­ca­bro en­tre­gou-se às au­to­ri­da­des.

As ame­a­ças sur­gi­ram de­pois de a apre­sen­ta­do­ra ter con­tes­ta­do em pú­bli­co o “Zwar­te Pi­et” (Pe­dro, o Ne­gro), uma per­so­na­gem co­nhe­ci­da da tra­di­ci­o­nal fes­ta de São Ni­co­lau, de ros­to ne­gro, que sur­giu na era co­lo­ni­al e que é ac­tu­al­men­te con­tro­ver­sa por al­guns a con­si­de­ra­rem par­te de uma ideia ra­cis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.