Jornal de Angola

Ex-ministro do Orçamento condenado por fraude fiscal

-

O antigo ministro francês do Orçamento, Jerome Cahuzac, que renunciou em 2013, após a revelação de que tinha contas ocultas no exterior, foi condenado ontem a três anos de prisão por alegados crimes de lavagem de dinheiro, fraude e evasão fiscal, noticiou o diário Le Figaro.

A decisão do Tribunal Correccion­al de Paris condenou ainda o ex-governante, de 64 anos, a cinco anos de inelegibil­idade para cargos políticos ou públicos. Patricia Menard, a sua ex-esposa, foi também ela condenada a dois anos de prisão efectiva por alegada cooperação nos crimes.

Cahuzac foi considerad­o culpado de fraude fiscal e branqueame­nto de capitais por esconder a sua fortuna em paraísos fiscais em todo o mundo. O tribunal disse que o antigo ministro cometeu irregulari­dades “de extraordin­ária e rara gravidade”.

Cahuzac e a sua ex-mulher reconhecer­am possuir contas bancárias estrangeir­as ilegais por duas décadas. Ambos já pagaram 2,3 milhões de euros em impostos atrasados às autoridade­s francesas.

O tribunal de Paris também sentenciou François Reyl, um banqueiro suíço, a uma pena de prisão suspensa de um ano e multou-o em 375 mil euros por ajudar o casal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola