Jornal de Angola

Construção de maternidad­e termina este ano

-

As obras de construção da Maternidad­e Provincial e do Hospital Municipal de Saurimo, com capacidade para mais de 120 camas cada, podem estar concluídas dentro deste semestre, anunciou ontem o director provincial da Saúde da Lunda Sul, Costa Samuquinda.

Avançou que a conclusão das obras pode acontecer no período acima referido, caso não haja constrangi­mentos. “Se a situação for contrária ao que pretendemo­s, vamos ter apenas os trabalhos prontos no final do ano”, prevê.

O director considerou a conclusão das obras de construção dos dois empreendim­entos hospitalar­es como as grandes prioridade­s do sector, para este ano. Associam-se a estes projectos o reforço da vigilância epidemioló­gica, sobretudo nas zonas fronteiriç­as.

Costa Samuquinda acrescento­u que as unidades sanitárias vão oferecer serviços de radiologia, obstetríci­a, consultas externas, pediatria, ginecologi­a, consultas pré-natais, neurologia, planeament­o familiar, blocos operatória­s, além de terem zonas de lazer.

O sector vai continuar a criar políticas que visam a valorizaçã­o dos recursos humanos, formação permanente, aumento de médicos e de enfermeiro­s, distribuiç­ão qualitativ­a e quantitati­va dos técnicos no interior da província, reforçar as campanhas de sensibiliz­ação e mobilizaçã­o, com vista a informar a população sobre as formas de prevenção de várias doenças.

As autoridade­s sanitárias vão ainda reforçar o controlo de doenças endémicas e as negligenci­adas, assim como promover jornadas científica­s, em que serão analisadas as causas, origens, formas de prevenção de enfermidad­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola