Jornal de Angola

Criada comissão no Rangel para prevenir a mortalidad­e

- CLÁUDIA MUHATILI |

O distrito urbano do Rangel conta, desde ontem, com uma comissão técnica de prevenção e auditoria de mortes materno-infantis, que passa a analisar e reportar ao Comité Técnico Municipal de Luanda os principais indicadore­s de mortalidad­e.

O comité é coordenado pela vicepresid­ente da Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda, Mara Quiosa, coadjuvada pela directora municipal da Saúde de Luanda, Vitória Cambuanda, e tem por missão monitoriza­r as ocorrência­s de óbitos neo-natais e infantis e propor medidas para a redução das mortes maternas, neonatais e infantis.

Ao Comité Técnico Municipal compete, ainda, entre outras atribuiçõe­s, aprimorar as acções de auditoria e vigilância epidemioló­gica, capacitar os recursos humanos e enviar relatórios mensais para o comité provincial.

A directora municipal de Luanda da Saúde disse que as principais causas da mortalidad­e materna são a malária, hipertensã­o arterial e abortos e apontou a falta de saneamento básico, a não adesão às consultas pré-natais e o consumo de água não tratada como factores de risco. “A prevenção da saúde materno-infantil é um grande desafio para o nosso país", declarou Vitória Cambuanda, para quem a mortalidad­e maternoinf­antil é um grave problema de saúde pública e social em Angola.

Mara Quiosa recomendou aos técnicos maior engajament­o na prevenção de mortes materno-infantis e lembrou que os chefes a nível dos distritos urbanos devem remeter semanalmen­te ao comité municipal o número de óbitos que ocorrem dentro das unidades sanitárias.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pormenor do encontro realizado no Rangel
DOMINGOS CADÊNCIA|EDIÇÕES NOVEMBRO Pormenor do encontro realizado no Rangel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola