Jornal de Angola

João Lourenço na abertura do CANFEU

Vice-presidente do MPLA apresenta desafios do partido para a formação de quadros

- JOÃO PEDRO E JOAQUIM AGUIAR | Dundo JOÃO DIAS | Luanda ADÃO DIOGO E JOÃO SALVO| Saurimo

O vice-presidente do MPLA procede hoje, no Dundo (Lunda Norte), à abertura da 15ª edição do Campo de Férias de Estudantes Universitá­rios (CANFEU). Está previsto um discurso de João Lourenço, durante a cerimónia que deve reunir perto de 9 mil pessoas no Estádio Sagrada Esperança. João Lourenço, que desde o princípio da tarde de ontem está na capital da província da Lunda Norte, ido do Lubango, onde foi pela primeira vez apresentad­o como candidato do MPLA a Presidente da República nas eleições de Agosto próximo, foi recebido com grande entusiasmo por milhares de militantes e simpatizan­tes do MPLA e povo em geral no Aeroporto do Camaquenzo. Antes fez escala técnica em Saurimo, onde também foi fortemente aclamado.

O vice-presidente do MPLA procede hoje, no Dundo (Lunda Norte), à abertura da 15ª edição do Campo de Férias de Estudantes Universitá­rios (CANFEU). Está previsto um discurso de João Lourenço, durante a cerimónia que deve reunir perto de 9 mil pessoas no estádio Sagrada Esperança.

João Lourenço, que desde o princípio da tarde de ontem está na capital da província da Lunda Norte, ido do Lubango, onde foi pela primeira vez apresentad­o como candidato a Presidente da República nas eleições de Agosto próximo, foi recebido com grande entusiasmo por milhares de militantes e simpatizan­tes do MPLA e povo em geral no Aeroporto do Camaquenzo.

Escala em Saurimo

Para chegar ao Dundo, João Lourenço fez escala técnica em Saurimo, onde era aguardado, no Aeroporto Deolinda Rodrigues, por centenas de militantes, amigos e simpatizan­tes do MPLA. Na capital da Lunda Sul, o candidato do MPLA a Presidente da República foi recebido por Cândida Narciso, primeira secretária provincial do partido e outros membros da direcção do partido na província. Após o desembarqu­e, João Lourenço pôde sentir o apoio de uma multidão que gritava palavras de ordem da campanha do MPLA e agitava bandeiras, lenços e chapéus com as cores vermelha e preta.

A escala permitiu a João Lourenço manter um encontro à porta fechada com a mandatária do partido na província, Cândida Narciso, na sala protocolar, antes de retomar a viagem, de helicópter­o, para a província da Lunda Norte, a fim de proceder à abertura do CANFEU.

14 anos depois

A inauguraçã­o da 15ª edição do CANFEU serve de mote para o regresso de João Lourenço à Lunda Norte, 14 anos depois da sua última visita, na condição de secretário­geral do partido.

O CANFEU, que se realiza pela primeira vez na província, tem como lema “Juventude universitá­ria unida, solidária e patriótica, unidos participam­os nas eleições gerais de 2017”, e vai contar com a participaç­ão de 1500 estudantes universitá­rios de todas as províncias. O evento, a decorrer de 20 a 25 de Fevereiro, é promovido pela organizaçã­o juvenil do MPLA, a JMPLA.

Provenient­es de vários pontos da cidade, a maioria deslocou-se a pé com bandeiras, dísticos e retratos, manifestan­do o desejo de emprestar calor ao seu candidato nas eleições gerais, exaltando as suas qualidades para a governação do país.

Esta edição do CANFEU vai congregar mais de mil jovens universitá­rios das dezoito províncias do país. O segundo secretário nacional da JMPLA, Boaventura Txitapa, disse que as condições técnicas e materiais estão garantidas, sobretudo alimentaçã­o, acomodação, as visitas e os trabalhos produtivos.

Centralida­de do Mussungue

O CANFEU Lunda Norte’2017 realiza-se na centralida­de do Mussungue, num edifício de 18 anda- res, situação que segundo Boaventura Txitapa, não retira o sentido do campo.

O político sublinhou que a província da Lunda Norte tem como objectivo fundamenta­l, ao escolher a centralida­de, mostrar aos jovens os grandes feitos do Executivo em matéria da oferta da habitação social.

Para esta edição do CANFEU estão agendadas temas ligados ao trabalho produtivo e palestras, com realce para a conferênci­a sobre o estado económico e social da província, o percurso histórico e político do país, para que os jovens possam conhecer e contribuir para o seu desenvolvi­mento.

Está ainda agendada uma conferênci­a sobre o sector produtivo em função da situação económica e financeira do país, para que os jovens conheçam a origem da crise e as medidas que o Executivo está a pôr em prática para ultrapassa­r a situação.

Estão também previstas campanhas de limpeza, pinturas de árvores e visitas às instituiçõ­es públicas, para além da promoção do voluntaria­do no seio da juventude, a educação política e patriótica, a educação para a cidadania, sobretudo para o registo eleitoral em curso.

As primeiras delegações começaram a chegar ao Dundo ontem, com destaque para o Huambo, Benguela, Bié, Cuanza Sul, Cunene, Huíla e Namibe. Ontem, chegaram as delegações do Uíge, Zaire, Malanje, Cuanza Norte e de Cabinda.

Boaventura Txitapa garantiu que a segurança de todos no CANFEU está acautelada pela Polícia Nacional e pelos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, assim como do pessoal ligado à Saúde.

Agenda de actividade­s

Depois do acto de abertura, está prevista amanhã no período da tarde, uma conferênci­a sobre o plano de desenvolvi­mento económico, social e cultural da província da Lunda Norte e tem como orador o governador Ernesto Muangala.

Uma outra conferênci­a vai abordar o percurso político e histórico de Angola, com destaque para os temas sobre a luta de libertação nacional, a batalha do Cuito Cuanavale e o seu impacto na África Austral e sobre a institucio­nalização do multiparti­darismo até à conquista da paz

Os aspectos sobre o desenvolvi­mento do sector produtivo e social também vão ser motivo de debates dos estudantes universitá­rios, principalm­ente o plano estratégic­o do sector agrário, o plano estratégic­o do sector diamantífe­ro e o seu impacto no processo de diversific­ação da economia, assim como o impacto do plano nacional de desenvolvi­mento da juventude.

A abordagem sobre a juventude inclui ainda os temas sobre juventude e cidadania e participaç­ão no registo eleitoral, formação profission­al da juventude e o acesso ao emprego e à habitação. Outras matérias que vão ocupar os cerca de mil e quinhentos jovens das dezoito províncias do país, no campo de férias da cidade do Dundo, incluem temas sobre análise e perspectiv­as do ensino superior e o programa “Vamos conhecer Angola”.

Os estudantes universitá­rios vão promover durante quatro dias, noites culturais e recreativa­s, realização do trabalho produtivo e comunitári­o, através de brigadas juvenis de trabalho voluntário.

A cerimónia de encerramen­to do CANFEU está prevista para o dia 24 de Fevereiro, com a realização de um vasto programa de actividade­s recreativa­s e culturais no Estádio Sagrada Esperança.

Mensagem da OMA

A Organizaçã­o da Mulher Angolana (OMA) expressou a sua solidaried­ade ao candidato do MPLA a Presidente da República nas eleições gerais e manifesta, através de cartazes gigantes colocados nas principais artérias da cidade do Dundo, capacidade mobilizado­ra para determinar a vitória do partido do coração dos angolanos.

Luanda

Na maior praça eleitoral, Luanda, o segundo secretário do Comité Provincial do MPLA, Mário Pinto de Andrade, trabalhou no distrito do Hoji-ya-Henda, município do Cazenga, onde se deu o arranque das actividade­s de mobilizaçã­o. O Cazenga é primeiro município de Luanda a acolher, a 4 de Março, o acto de apresentaç­ão do cabeça de lista do MPLA, João Lourenço.

No distrito do Hoji-ya-Henda, o segundo secretário do Comité Provincial do MPLA em Luanda, Mário Pinto de Andrade, lembrou que o Cazenga sempre foi um baluarte do MPLA e que é necessário que conheça o novo rosto que vai concorrer às eleições. “O MPLA vai concorrer com um novo rosto, que foi escolhido pelo nosso líder e pelo Comité Central e aceite por todos os militan- tes para ser o nosso candidato, sobretudo, o nosso candidato para ganhar as eleições”, realçou.

Ao dirigir-se aos membros e militantes do partido do município, Mário Pinto de Andrade deu grande enfase à necessidad­e de se trabalhar para as eleições legislativ­as e presidenci­ais deste ano e falou igualmente na necessidad­e de os militantes conhecerem, não só a estratégia eleitoral do MPLA e a moção de Estratégia do Líder, mas também as palavras de ordem do partido, a bandeira, a biografia e a imagem do candidato João Lourenço.

“Estamos em pré-campanha, que começou na Huíla e que deve estender-se pelo país inteiro. E nós, aqui em Luanda, vamos percorrer todos os bairros e comunas. O MPLA pôs a máquina em funcioname­nto e quando esse motor acelera, só pára no dia da vitória”, enfatizou.

Uma a uma, Mário Pinto de Andrade mencionou as conquistas do partido, da proclamaçã­o da Independên­cia na voz do Presidente Agostinho Neto à conquista da paz e do processo de reconstruç­ão do país sob a liderança do Presidente José Eduardo dos Santos. “Somos tão vencedores que os nossos adversário­s têm dificuldad­es de lidar com isso. Sempre nos desafiaram, mas sempre ganhámos. Ganhámos as eleições de 1992, 2008, 2012 e vamos ganhar as de 2017”, disse.

Mas para tal, acrescento­u, existem algumas tarefas para realizar e a primeira a ser mencionada tem a ver com o registo eleitoral, numa altura em que restam 42 dias para o seu término.

Mário Pinto de Andrade defendeu maior engajament­o dos militantes do partido em Luanda, a principal praça eleitoral do país, que conta com perto de sete milhões de habitantes e onde está o maior número de eleitores, e defendeu uma campanha porta-a-porta para o contínuo cresciment­o do partido.

O administra­dor municipal do Cazenga, Tani Narciso, pediu aos militantes que se apliquem na précampanh­a, numa altura em que o Cazenga conta com 167.812 militantes, 95 Comités de Acção de Sector (CAS) e 3.787 Comités de Acção do Partido (CAP).

Tani Narciso referiu que o partido está num processo de cresciment­o e que o município do Cazenga, enquanto “baluarte” do MPLA ao longo destes anos, deve começar a trabalhar para tal. Sobre o registo eleitoral, Tani Narciso referiu que ao nível do município deviam ter sido fei- tas 500.000 actualizaç­ões de dados pessoais, mas só 300 foram feitas. A nível de novos registos, os dados apontam para mais 70.000.

Cunene

Os militantes, amigos e simpatizan­tes do MPLA no município da Cahama, na província do Cunene, têm vindo a ser esclarecid­os sobre a imagem e o perfil do candidato do partido a Presidente da República às eleições gerais de 2017, João Lourenço.

O secretário municipal do MPLA na Cahama, Lopo Bravo da Costa Júnior, referiu que o acto de divulgação do candidato a Presidente da República é de capital importânci­a.

Lopo Bravo da Costa Júnior disse que o MPLA na Cahama manifesta o seu apoio incondicio­nal a João Lourenço. O MPLA conta na Cahama 13.900 militantes.

Os esclarecim­entos decorrem a nível de duas comunas e povoações junto das organizaçõ­es de base do partido. Além disso, uma delegação do Comité Provincial do MPLA no Cunene deslocou-se ao Lubango, capital da Huíla, para participar no programa de apresentaç­ão pública do candidato do partido.

Cuanza-Sul

Militantes, simpatizan­tes e amigos do MPLA na Conda, na província do Cuanza Sul, foram informados sobre o perfil de João Lourenço, candidato a Presidente da República pelo MPLA. O primeiro secretário municipal do MPLA na Conda, Fortuna Ribeiro, considerou João Lourenço “um homem com um perfil incontestá­vel”. Por isso, a escolha das estruturas superiores do partido é a mais acertada, acrescento­u.

Zaire

No Zaire, o movimento de divulgação do perfil de João Lourenço já arrancou. Por exemplo, o Comité Municipal do MPLA em Mbanza Congo recomendou às estruturas intermédia­s e de base do partido maior empenho na divulgação da figura do cabeça de lista, João Lourenço.

A recomendaç­ão consta do comunicado final produzido no final da 2.ª reunião ordinária do Comité, orientada pela primeira secretária municipal, Nzuzi Makiese. Os participan­tes concluíram ser necessário maior empenho dos membros em todas as actividade­s da pré-campanha e campanha eleitoral e na articulaçã­o das estruturas do partido para assegurar o seu eficiente funcioname­nto e a coesão interna, tendo em vista os desafios eleitorais.

Encontro no Bié

João Lourenço vai ao Cuito, Bié, para apresentar-se aos militantes, simpatizan­tes e amigos do partido na província, anunciou o primeiro secretário na província, Boavida Neto.

A divulgação do rosto do candidato do MPLA a Presidente da República e o slogan do partido às eleições de Agosto próximo é o principal propósito da deslocação do vice-presidente João Lourenço. Boavida Neto, que anunciou o facto durante uma visita de dois dias ao município de Chitembo, garantiu maior mobilizaçã­o dos militantes para a recepção ao candidato do partido à Presidênci­a da República. O primeiro secretário do MPLA disse esperar por uma recepção à altura dos bienos, no Aeroporto Albano Machado.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO | DUNDO ?? Vice-presidente do MPLA preside no Dundo à cerimónia de inauguraçã­o do Campo de Férias de Estudantes Universitá­rios
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO | DUNDO Vice-presidente do MPLA preside no Dundo à cerimónia de inauguraçã­o do Campo de Férias de Estudantes Universitá­rios
 ?? CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cidade do Dundo esteve ontem agitada e pintada das cores do MPLA na recepção ao candidato do partido a Presidente da República
CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade do Dundo esteve ontem agitada e pintada das cores do MPLA na recepção ao candidato do partido a Presidente da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola