Jornal de Angola

Cabo Verde tem apoio de Portugal

-

Portugal vai apoiar Cabo Verde com 120 milhões de euros ao abrigo do novo Programa Estratégic­o de Cooperação (PEC) 2017/2021, que será assinado na segunda-feira, na Cidade da Praia, durante a cimeira entre os dois países, anunciou a embaixador­a de Portugal em Cabo Verde.

Helena Paiva disse ainda que a educação, língua e cultura, ciência e inovação, segurança, saúde e assuntos sociais, energia, ambiente e alterações climáticas constam do leque de prioridade­s do novo programa de desenvolvi­mento de Cabo Verde.

A verba do novo Programa Estratégic­o de Cooperação mais que duplica o valor indicativo de 56 milhões do programa de cooperação anterior (2012/2016).

Helena Paiva fez, no entanto, questão de precisar que a ajuda pública ao desenvolvi­mento prestada por Portugal a Cabo Verde ascendeu a cerca de 400 milhões de euros até 2015, onde se incluem quatro linhas de crédito destinadas à infraestru­turação do país.

Portugal e Cabo Verde realizam amanhã, na Praia, a IV Cimeira bilateral, numa altura em que vai ser rubricado o Programa Estratégic­o de Cooperação (PEC). Em declaraçõe­s recentes, o Primeiro-Ministro de Cabo Verde anunciou que o perdão da dívida contraída para o programa habitacion­al Casa para Todos é uma possibilid­ade que está a ser negociada com Portugal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola