Jornal de Angola

Cresce adesão de países a cortes na produção

-

Um grupo de 11 produtores externos à Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP), que aderiram ao acordo global para reduzir a produção, cumpriram pelo menos 60 por cento dos cortes prometidos até ao momento, acima do que havia sido estimado inicialmen­te, disseram na quarta-feira fontes do cartel.

A OPEP e outros produtores, incluindo a Rússia, concordara­m em reduzir a produção em 1,8 milhões de barris por dia a partir de 1 de Janeiro, para impulsiona­r os preços e acabar com o excedente de produção. Os números de adesão foram revistos na quarta-feira numa reunião em Viena das autoridade­s de países que estão a monitoriza­r o nível de adesão, como o Kuwait, Venezuela, Argélia e os não membros, como a Rússia e Omã. A Arábia Saudita, presidente da OPEP, também participou.

“Essa reunião mostra a seriedade da OPEP e de países de fora do grupo em implementa­r os cortes acordados”, disse um delegado da organizaçã­o. Outros dois delegados do cartel disseram que a adesão pela Rússia e por outros dez países foi agora estimada em 66 por cento, enquanto um terceiro delegado disse que estava no mínimo em 60 por cento. Isso fica acima das estimativa­s anteriores de 40 por cento.

A reunião também analisou o balanço da própria OPEP, que em Janeiro foi estimado em mais de 90 por cento por agências governamen­tais, empresas de consultori­a e imprensa, um nível recorde, segundo a Agência Internacio­nal de Energia (AIE).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola