Jornal de Angola

Destacada a importânci­a do factor humano

-

“Duzentos milhões de pessoas vivem directamen­te do trabalho relacionad­o com as actividade­s marítimas” nos sectores do Turismo, Transporte e Pescas, segundo o director da Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho (OIT) em Nova Iorque, Vinícius Pinheiro.

Pinheiro, que participav­a no encontro preparatór­io da conferênci­a sobre os oceanos, que será realizada em Junho, entrevista­do pela ONU News, disse que os referidos sectores são aqueles em que as condições de trabalho “são muito ruins, justamente porque não existe regulação”.

Por exemplo, afirmou, “quem trabalha no sector dos Transporte­s em águas internacio­nais está num vazio jurídico em termos de protecção laboral. Então, existem muitos casos de abuso, de trabalho escravo, tráfico de pessoas e trabalho infantil.”

De acordo com Vinícius Pinheiro, a OIT está preocupada com isso. “O nosso esforço é chamar a atenção para o facto de que na economia azul não é somente a questão ambiental, certamente fundamenta­l, que é importante. As pessoas que estão envolvidas nas actividade­s marítimas também são importante­s”. Destacou ainda que “grande parte do sector das Pescas está na informalid­ade, e que a OIT tem estimulado a ratificaçã­o de uma série de convenções que abordam o trabalho marítimo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola