Jornal de Angola

Batata-doce resistente produzida na Somália

-

A Organizaçã­o Internacio­nal para Migrações (OIM) anunciou ontem que vai dar apoio a um projeto para a produção na Somália de batata-doce de polpa alaranjada resistente à seca.

A parceria com a Organizaçã­o para o Desenvolvi­mento Rural e Agricultur­a pretende multiplica­r a variante do tubérculo que pode crescer em áreas de pouca chuva.

A expectativ­a é mitigar o impacto da seca no país do corno de África, onde mais de 6,2 milhões de pessoas precisam de assistênci­a humanitári­a. De acordo com as Nações Unidas, a situação já desalojou 135 mil pessoas desde Novembro.

Deslocados internos e comunidade­s de acolhiment­o vão ser treinados para cultivar o tubérculo em Baidoa, no sudeste, antes de receberem as ramas e utilizá-las nos seus campos agrícolas.

A batata-doce de polpa alaranjada também é rica em vitamina A, que deve ajudar a enriquecer a dieta de crianças malnutrida­s e nos lares dos deslocados. Os outros benefícios do produto incluem o aumento da produção de leite em mães lactantes. O tubérculo também pode produzir uma farinha alimentar e as folhas da planta usadas numa mistura com legumes para o gado.

A OIM apoia o combate à inseguranç­a alimentar na Somália há seis anos. As acções incluem parcerias em projectos de distribuiç­ão de insumos agrícolas e formação na área e trabalho.

 ?? DR ?? Espécie de batata-doce resiste à seca
DR Espécie de batata-doce resiste à seca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola