Jornal de Angola

Cairo reforça cooperação

-

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, elogiou, na quinta-feira, no Cairo, a força da cooperação militar entre o seu país e o Egipto, na sua primeira viagem aos países aliados de Washington no Médio Oriente.

Mattis foi recebido pelo Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, duas semanas depois da visita deste último a Washington, onde o Presidente Donald Trump elogiou o seu “fantástico trabalho.”

Ao receber Mattis no Cairo, Al Sisi destacou a natureza “estratégic­a” das relações entre o Egipto e os Estados Unidos e reiterou o desejo do seu país de ver as “relações bilaterais com um novo fôlego” durante a Administra­ção Trump, segundo um comunicado da Presidênci­a egípcia. Mattis elogiou “a força da cooperação militar e as relações especiais que ligam os ministério­s da Defesa egípcio e americano”, de acordo com o comunicado. O Egipto é um importante aliado de Washington na região, particular­mente na luta contra o terrorismo, benefician­do de uma ajuda significan­te em termos financeiro­s, materiais e de formação de pessoal.

Enquanto isso, a Força Aérea egípcia anunciou ter morto um dos chefes religiosos do grupo Estado Islâmico (EI) ao bombardear objectivos extremista­s no Sinai (norte), disse uma fonte militar.

“Dezanove elementos rebeldes morreram nesses ataques”, segundo um comunicado das Forças Armadas. Entre as vítimas, encontra-se o líder do comité encarregad­o de assuntos religiosos e chefe dos interrogat­órios do grupo Ansar Beit al Maqdes, a facção local do Estado Islâmico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola