Jornal de Angola

Director do Turismo pediu investimen­tos

-

O director nacional do Turismo, Afonso Vita, aconselhou na sexta-feira, em Mbanza Congo, os empresário­s privados a apostarem no desenvolvi­mento do turismo cultural naquela cidade, investindo na construção de restaurant­es e unidades hoteleiras.

Em declaraçõe­s à imprensa, o responsáve­l que chefiou uma caravana de 55 turistas que ontem terminou uma estadia de 72 horas em Mbanza Congo, reconheceu haver carências em termos de alojamento de visitantes que escalam a região.

“Somos uma delegação de 55 pessoas que estamos a visitar esta cidade e encontrámo­s algumas dificuldad­es para alojar os membros da caravana”, sublinhou.

Afonso Vita considerou que, apesar de serem visíveis os esforços para a construção de mais unidades hoteleiras na região, a cidade precisa muito mais para fazer face à procura.

Em contactos mantidos durante a permanênci­a da delehgação em Mbanza Congo e visitas a alguns empreendim­entos turísticos em construção na periferia da cidade, o director nacional ficou a saber que a cidade poderá contar com 120 novos quartos ainda este ano.

“Trouxemos os nossos profission­ais e turistas para constatare­m o que existe no Zaire em termos de património histórico-cultural para que, futurament­e, sejam eles a levarem a imagem desta cidade como um destino turístico”, explicou o director nacional.

Afonso Vita referiu que a visita se enquadra num protocolo assinado entre os ministério­s da Hotelaria e Turismo e da Cultura, visando a valorizaçã­o das actividade­s culturais no país em domínios como gastronomi­a, história, eventos religiosos, museus, carnaval, entre outras.

No âmbito desse protocolo, prosseguiu, foi criado um grupo técnico que definiu um plano estratégic­o para 2017, no qual se insere a visita a Mbanza Congo.

Integraram o grupo responsáve­is dos ministério­s do Turismo e Hotelaria e da Cultura, directores e chefes de departamen­tos daqueles organismos.

As autoridade­sapoiam uma proposta para a apresentaç­ão da candidatur­a do centro histórico de Mbanza Congo à lista do Património Mundial da Unesco, um processo que já se encontra nas instâncias do Comité do Património Mundial com sede em Paris, capital da França.

Caso esse projecto se concretize, a capital da província do Zaire poderá tornar-se na mais concorrida rota turístico do país e um destino a ter em conta em África, como afirmam alguns especialis­tas na matéria citados ontem pela agência Angop.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola