Jornal de Angola

Nome de Samora Machel atribuído a rua de Luanda

-

A rua Luanda-Sul S-8, entre o supermerca­do “Mundo Verde” e a conhecida rotunda da ponte sobre o rio Cambamba, passando pelo Centro de Convenções de Talatona, chama-se, desde ontem, Avenida Samora Machel, uma decisão do Governo Provincial de Luanda.

A decisão consta de um edital do Governo Provincial de Luanda, no qual os automobili­stas e o público em geral foram informados sobre a limitação do trânsito automóvel ao longo da avenida, das 14 às 17 horas de ontem.

A lentidão verificada no trânsito automóvel deveu-se à realização da cerimónia de descerrame­nto da placa com o nome do primeiro Presidente de Moçambique.

Samora Moisés Machel foi um líder revolucion­ário de inspiração socialista, que liderou a guerra da Independên­cia de Moçambique e tornou-se o seu primeiro Presidente, de 1975 a 1986.Samora Machel morreu juntamente com os 33 membros da sua comitiva no despenhame­nto do avião que o trazia da Zâmbia no dia 19 de Outubro de 1986.

As causas do acidente estão ainda por esclarecer, mas o Governo moçambican­o chegou a declarar que o esclarecim­ento das circunstân­cias da morte de Samora Machel continuam a ser uma prioridade nacional e um imperativo patriótico.

A atribuição do nome de Samora Machel a uma rua da província de Luanda ocorre seis meses depois de ter sido dado o nome de Fidel Castro, o líder da Revolução Cubana falecido em Novembro passado, à via expressa, uma das mais movimentad­as da capital angolana por dar acesso às novas urbanizaçõ­es.

 ??  ??
 ?? JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ontem devido ao descerrame­nto da placa o trânsito automóvel esteve relativame­nte lento
JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Ontem devido ao descerrame­nto da placa o trânsito automóvel esteve relativame­nte lento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola