Sis­te­ma ener­gé­ti­co do Bié re­for­ça­do com no­va cen­tral

Jornal de Angola - - PORTADA - MATIAS DA COS­TA |Cuito

O Mi­nis­té­rio da Ener­gia e Águas pre­vê ins­ta­lar em bre­ve, na ci­da­de do Cuito, uma cen­tral tér­mi­ca com ca­pa­ci­da­de de 20 me­gawatts pa­ra ga­ran­tir al­gu­ma au­to­no­mia à pro­vín­cia do Bié. O anún­cio foi fei­to on­tem pe­lo mi­nis­tro João Baptista Bor­ges de­pois de ava­li­ar as ne­ces­si­da­des ener­gé­ti­cas da re­gião.

João Baptista Bor­ges re­ve­lou tra­ba­lhos de re­for­ço da ca­pa­ci­da­de de pro­du­ção da cen­tral de Be­lém, na pro­vín­cia do Hu­am­bo, pa­ra mais 50 me­ga watts, pa­ra be­ne­fi­ci­ar igual­men­te a pro­vín­cia do Bié. “Es­tas ini­ci­a­ti­vas, ali­a­das à ex­ten­são da re­de de dis­tri­bui­ção com a in­tro­du­ção da ilu­mi­na­ção pú­bli­ca, vão cri­ar al­gu­ma in­de­pen­dên­cia de cri­a­ção de ener­gia na pro­vín­cia do Bié”, dis­se o mi­nis­tro.

Quan­to à re­de de dis­tri­bui­ção eléc­tri­ca, o mi­nis­tro dis­se que es­tão iden­ti­fi­ca­das as ne­ces­si­da­des e as lo­ca­li­da­des e su­bli­nha que, no qua­dro do fi­nan­ci­a­men­to da Ge­ne­ral Elec­tric, vão ser fei­tas ins­ta­la­ções de pos­tos de trans­for­ma­ção pa­ra co­brir al­gu­mas zo­nas da pro­vín­cia.

João Baptista Bor­ges ma­ni­fes­tou, igual­men­te, pre­o­cu­pa­ção em re­la­ção aos mu­ni­cí­pi­os do An­du­lo, Ca­ma­cu­pa e Chin­guar, que além do Cuito são os mais po­pu­lo­sos da pro­vín­cia. O mi­nis­tro as­se­gu­rou o au­men­to da ca­pa­ci­da­de de pro­du­ção e ex­ten­são da re­de de dis­tri­bui­ção nes­tes mu­ni­cí­pi­os com a aqui­si­ção de no­vos gru­pos ge­ra­do­res.

A so­lu­ção sus­ten­tá­vel pa­ra me­lho­rar a ener­gia na pro­vín­cia de­pen­de da com­ple­ta li­ga­ção do sis­te­ma eléc­tri­co na­ci­o­nal. O pla­no es­ta­be­le­ce pe­río­dos mé­di­os e lon­go de tra­ba­lho.

Com mais de um mi­lhão de ha­bi­tan­tes, a pro­vín­cia do Bié dis­põe de 24 me­gawatts de ener­gia, dos qu­ais 17,7 são pro­du­zi­dos por cen­trais tér­mi­cas lo­cais e 6,5 re­ce­bi­dos da pro­vín­cia do Hu­am­bo. Pa­ra ali­men­tar os no­ve mu­ni­cí­pi­os, 30 co­mu­nas e 2.080 al­dei­as fo­ram es­ta­be­le­ci­das 20.528 li­ga­ções do­mi­ci­li­a­res.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Pro­vín­cia do Bié vai ver au­men­ta­da a ca­pa­ci­da­de de pro­du­ção e de dis­tri­bui­ção de ener­gia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.