Exi­gi­da a saí­da do Pre­si­den­te Mi­chel Te­mer

Jornal de Angola - - PORTADA -

O de­pu­ta­do bra­si­lei­ro Ales­san­dro Mo­lon, do par­ti­do Re­de, for­ma­li­zou na quar­ta-fei­ra um pe­di­do de des­ti­tui­ção con­tra o Pre­si­den­te do Bra­sil, Mi­chel Te­mer, na Se­cre­ta­ria-Ge­ral da Câ­ma­ra Bai­xa do Par­la­men­to. Te­mer é acu­sa­do de su­bor­no pe­lo si­lên­cio do ex-de­pu­ta­do Edu­ar­do Cu­nha.

O de­pu­ta­do bra­si­lei­ro Ales­san­dro Mo­lon, do par­ti­do Re­de, for­ma­li­zou na quar­ta-fei­ra um pe­di­do de des­ti­tui­ção con­tra o Pre­si­den­te do Bra­sil, Mi­chel Te­mer, na Se­cre­ta­ria-Ge­ral da Câ­ma­ra Bai­xa do Par­la­men­to.

O pe­di­do acon­te­ceu pou­co de­pois de o jor­nal bra­si­lei­ro O Glo­bo ter re­ve­la­do que o em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta, ac­ci­o­nis­ta da em­pre­sa JBS, gra­vou uma con­ver­sa na qual o Pre­si­den­te Mi­chel Te­mer o au­to­ri­za a pa­gar um su­bor­no pe­lo si­lên­cio do ex-de­pu­ta­do Edu­ar­do Cu­nha, con­de­na­do por par­ti­ci­pa­ção no es­que­ma de cor­rup­ção na Pe­tro­bras.

“Já pro­to­co­lei um pe­di­do de "im­pe­a­ch­ment" [des­ti­tui­ção] de Mi­chel Te­mer com ba­se nes­ta de­nún­cia, nes­sa de­la­ção [da JBS], que tra­ta do pe­di­do de ma­nu­ten­ção do pa­ga­men­to de su­bor­no pa­ra Edu­ar­do Cu­nha pa­ra que ele man­te­nha o seu si­lên­cio”, dis­se o de­pu­ta­do, num ví­deo di­vul­ga­do na re­de so­ci­al Fa­ce­bo­ok.

Ales­san­dro Mo­lon afir­mou que “a gra­va­ção mos­tra que o Pre­si­den­te Mi­chel Te­mer fe­re di­rec­ta e cla­ra­men­te a lei de res­pon­sa­bi­li­da­de [usa­da pa­ra ini­ci­ar pe­di­dos de des­ti­tui­ção no Bra­sil], que diz que ter um com­por­ta­men­to in­com­pa­tí­vel com o de­co­ro do car­go é cau­sa pa­ra cas­sa­ção do man­da­to”.

É o pri­mei­ro pe­di­do pú­bli­co de des­ti­tui­ção con­tra o Che­fe de Es­ta­do bra­si­lei­ro com ba­se na de­nún­cia di­vul­ga­da quar­ta-fei­ra pe­lo jor­nal O Glo­bo.

Se­gun­do o diá­rio bra­si­lei­ro, a gra­va­ção foi fei­ta no dia 7 de Mar­ço, num en­con­tro no Pa­lá­cio do Ja­bu­ru, re­si­dên­cia ofi­ci­al do Pre­si­den­te bra­si­lei­ro.

Se­gun­do o Glo­bo, o em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta dis­se ale­ga­da­men­te a Mi­chel Te­mer que es­ta­va a dar ao ex-de­pu­ta­do Edu­ar­do Cu­nha e ao ope­ra­dor fi­nan­cei­ro Lú­cio Fu­na­ro uma me­sa­da na pri­são, pa­ra eles fi­ca­rem ca­la­dos.

Após ou­vir es­ta in­for­ma­ção Mi­chel Te­mer te­rá res­pon­di­do: “Tem que man­ter is­so, viu”.

A gra­va­ção foi apre­sen­ta­da por Jo­es­ley Ba­tis­ta e Wes­ley Ba­tis­ta, ir­mãos e ac­ci­o­nis­tas da JBS, aos pro­cu­ra­do­res do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) e o juiz Ed­son Fa­chin, que jul­ga os ca­sos da Ope­ra­ção La­va Ja­to no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), pa­ra ne­go­ci­ar um acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da (co­la­bo­ra­ção em tro­ca da re­du­ção da pe­na).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.