Au­to­ri­da­des fa­zem ras­treio no Cuanza Nor­te

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Per­to de 200 pes­so­as fi­ze­ram exa­mes mé­di­cos nas al­dei­as do Za­la e Quis­se­que, pro­vín­cia do Cuanza Nor­te, no âm­bi­to da cam­pa­nha de pros­pec­ção ac­ti­va da fi­la­ría­se lin­fá­ti­ca, loa-loa e ver­me da gui­né, pa­ra o des­pis­te de do­en­ças tropicais ne­gli­gen­ci­a­das.

O co­or­de­na­dor do pro­gra­ma de do­en­ças tropicais ne­gli­gen­ci­a­das no Cuanza Nor­te, Vla­di­mi­ro Adriano, dis­se que a cam­pa­nha, que de­cor­re em to­do o país, vi­sa ma­pe­ar as zo­nas en­dé­mi­cas da pro­vín­cia, pa­ra facilitar o tra­ta­men­to e a mo­ni­to­ri­za­ção des­tas do­en­ças.

Com es­tas ac­ções, dis­se Vla­di­mi­ro Adriano, as au­to­ri­da­des sa­ni­tá­ri­as es­ta­rão em con­di­ções de me­lhor tra­ba­lhar pa­ra com­ba­ter as do­en­ças tropicais e ne­gli­gen­ci­a­das.

Os re­sul­ta­dos ob­ti­dos se­rão re­por­ta­dos à Di­rec­ção Na­ci­o­nal de Saú­de Pú­bli­ca, ao Mi­nis­té­rio da Saú­de e à Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS), pa­ra o re­gis­to de in­for­ma­ções de­ta­lha­das so­bre a re­a­li­da­de no país e pro­por mé­to­dos de com­ba­te às do­en­ças.

Na pro­vín­cia do Cuanza Nor­te, a ac­ção con­sis­te na co­lhei­ta de amos­tras a 200 pes­so­as, em du­as al­dei­as de ca­da mu­ni­cí­pio, nú­me­ro re­co­men­da­do pa­ra de­ter­mi­nar a exis­tên­cia ou não de vec­to­res da do­en­ça.

A equi­pa de ras­treio é com­pos­ta por se­te téc­ni­cos afec­tos às Di­rec­ções Na­ci­o­nal e Pro­vin­ci­al de Saú­de Pú­bli­ca e da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de na re­gião.

O co­or­de­na­dor do Pro­gra­ma de Do­en­ças Tro­pi­ca si­bli­nhou que ac­ções se­me­lhan­tes es­tão a ser re­a­li­za­das nas pro­vín­ci­as do Cuanza Sul, Ben­gue­la, Ma­lan­je, Lun­da Nor­te e Lun­da Sul, Mo­xi­co e Ca­bin­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.