Fes­ti­val in­fan­til mar­ca efe­mé­ri­de

Jornal de Angola - - DESPORTO - ARMINDO PE­REI­RA |

O pa­vi­lhão Mul­tiu­sos do Ki­lam­ba aco­lhe amanhã, a par­tir das 9h00, o ter­cei­ro “Fes­ti­val de Mi­ni Bás­que­te”, em am­bos os se­xos, com a par­ti­ci­pa­ção de dez equi­pas, uma ini­ci­a­ti­va da As­so­ci­a­ção Pro­vin­ci­al de Lu­an­da (APBL), com apoio ins­ti­tu­ci­o­nal da Fe­de­ra­ção.

A ac­ti­vi­da­de es­tá en­qua­dra­da nas co­me­mo­ra­ções do 87º ani­ver­sá­rio do Dia Na­ci­o­nal do Bas­que­te­bol, as­si­na­la­do on­tem, e con­ta com as par­ti­ci­pa­ção do 1º de Agos­to, In­ter­clu­be, Pe­tro de Lu­an­da, Re­cre­a­ti­vo do Li­bo­lo, Des­por­ti­vo da Ban­ca, Vi­la Clo­til­de, Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga, Des­por­ti­vo do Ki­lam­ba, Des­por­ti­vo do Kwan­za e Fer­ro­viá­rio.

Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, Gil­do Lopes, co­or­de­na­dor da ac­ti­vi­da­de, ga­ran­tiu que es­tão cri­a­das as con­di­ções pa­ra o ar­ran­que da ac­ti­vi­da­de que jun­ta mais de 240 cri­an­ças. Os jo­gos vão ser dis­pu­ta­dos no sis­te­ma de to­dos con­tra to­dos “no stop”, em três pe­río­dos de oi­to mi­nu­tos ca­da.

“A nos­sa apos­ta é re­vi­ta­li­zar o bas­que­te­bol nes­tes es­ca­lões. Es­te é o nos­so ter­cei­ro fes­ti­val es­te ano. A ideia é fa­zer no mí­ni­mo um por mês, até De­zem­bro. Nos úl­ti­mos tem­pos a for­ma­ção em Lu­an­da tem vin­do a ga­nhar cor­po. Al­guns di­ri­gen­tes sa­bem da sua im­por­tân­cia e têm acom­pa­nha­do a par e pas­so.”

O di­ri­gen­te de­fen­de que a for­ma­ção, tal co­mo nas de­mais mo­da­li­da­des, de­ve me­re­cer es­pe­ci­al aten­ção das en­ti­da­des de di­rei­to, por ser o ga­ran­te da al­ta com­pe­ti­ção. “Po­de­mos de­pois fil­trar os atle­tas que vão se­guir pa­ra o es­ca­lão de se­ni­o­res. Se a ba­se for am­pla, va­mos ter qua­li­da­de no to­po.”

O bas­que­te­bol mais vi­to­ri­o­so de Áfri­ca ini­ci­ou o seu per­cur­so em Maio de 1930, al­tu­ra em que pe­la pri­mei­ra vez se dis­pu­tou uma par­ti­da em An­go­la. De lá pa­ra cá, os 87 anos de his­tó­ria fo­ram re­ple­tos de su­ces­sos, com mui­tos pon­tos al­tos, so­bre­tu­do nas úl­ti­mas três dé­ca­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.