Jornal de Angola

Filipinas reforça o combate a grupos rebeldes no centro

-

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse ontem que pretende convencer o líder russo, Vladimir Putin, a vender armas para o seu país, para reforçar o combate ao grupos rebeldes.

“Penso que tenho de convencer Vladimir Putin a fornecer armas às Filipinas. Não se trata de uma grande quantidade de armas, mas sobretudo de mísseis terrestres de alta precisão”, disse o líder filipino em entrevista à imprensa russa, ao responder à uma pergunta sobre um possível acordo para o fornecimen­to a Manila de armas ligeiras, mísseis de alta precisão, helicópter­os e aviões. O Presidente Duterte disse que as Filipinas precisam destas armas para combater os grupos armados que “semeiam o caos” no país. “Estamos a lutar com os rebeldes, tais como havia antes na Rússia. São simplesmen­te bandidos que semeiam o caos”, disse Duderte, para acrescenta­r: “São poucos e nem sempre são precisas armas pesadas para combatê-los mas precisamos de armas de precisão, que nós não temos, armas ligeiras, mísseis que podem atingir alvos com precisão e, talvez, o que é muito importante na luta contra os rebeldes, helicópter­os e aviões.”

O Presidente filipino, Rodrigo Duterte, afirmou que, numa primeira fase, as Forças Armadas não precisam de jactos, mas “de helicópter­os, e não muito caros, mas que sejam eficientes no combate contra pequenos grupos de terrorista­s nas zonas de conflito”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola