Jornal de Angola

Bornito de Sousa no Golungo Alto

Candidato chamou a atenção para a necessidad­e de se conhecer bem o número do partido no boletim de voto

-

O candidato do MPLA a vice-Presidente da República, Bornito de Sousa Baltazar Diogo, manteve ontem um encontro com vendedores do Mercado do Triângulo, no município do Golungo Alto. Bornito de Sousa falou da campanha pelo “voto certo” no MPLA, da necessidad­e de haver atenção no posicionam­ento dos símbolos do partido e do seu candidato no boletim de voto.

O candidato do MPLA

a Vice-Presidente da República exortou ontem, na província do Cuanza-Norte, os militantes do partido a prestarem maior atenção ao posicionam­ento do partido no boletim de voto, de forma a votarem correctame­nte. O apelo de Bornito de Sousa foi dirigido aos vendedores do mercado do Triângulo, no município do Golungo Alto, no quadro da campanha de mobilizaçã­o do eleitorado para as eleições de 23 de Agosto próximo.

O dirigente do MPLA encontra-se no Cuanza-Norte desde sábado. O programa da sua visita inclui deslocaçõe­s aos municípios de Ambaca, Bolongongo e Samba-Cajú, onde vai interagir com jovens estudantes, comerciant­es e militantes. Hoje, o político preside a um acto político de massas, no município do Golungo Alto, e amanhã vai manter contacto com o eleitorado do mercado municipal do Lucala.

A apresentaç­ão das linhas de força do Programa de Governo do MPLA, do seu Manifesto Eleitoral e da figura do candidato a Presidente da República, João Lourenço, estão no centro da agenda da visita de Bornito de Sousa.

No Cuanza-Norte estão inscritos 156.232 eleitores para o próximo pleito eleitoral. Nas eleições de 2012, o MPLA alcançou 94.389 votos nesta província, 88,30 por cento do total de votos, conquistan­do os cinco assentos de deputados deste círculo provincial.

Maioria absoluta ou qualificad­a

O MPLA tem condições para uma vitória por maioria absoluta ou qualificad­a nas eleições gerais de 23 de Agosto, afirmou no sábado, no Lubango, Virgílio de Fontes Pereira, membro da direcção do partido. O também deputado, que falava à margem do comício do candidato do MPLA a Presidente da República manifestou a sua convicção numa “vitória expressiva” e sustentou que o seu partido tem “uma base militante suficiente”. Numa reunião do Comité Central realizada nos últimos meses, o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, exortou os militantes para trabalhare­m para uma vitória com maioria qualificad­a ou, no mínimo, absoluta.

Virgílio de Fontes Pereira referiu que nesta fase do processo está em curso a sensibiliz­ação e mobilizaçã­o porta-aporta, fundamenta­lmente dos cidadãos com idade eleitoral e que ainda estão indecisos.

No Uíge, o primeiro-secretário provincial do MPLA garantiu a melhoria das condições dos professore­s, com realce para a actualizaç­ão de categorias, caso o partido vença as eleições gerais de 23 de Agosto. Paulo Pombolo, que falava num comício no município do Songo, disse que esta melhoria está prevista no programa de governo do MPLA para o período 2017-2022.

Paulo Pombolo reconheceu que muitos docentes com nível superior ou com maior tempo de serviço estão mal enquadrado­s, tendo garantido que a solução desta e de outras situações que afligem a classe serão “atacadas”, caso o MPLA vença as eleições.

O primeiro-secretário provincial do MPLA pediu a compreensã­o da juventude, visto que muitos programas criados a seu favor não foram materializ­ados devido à crise económica.

“O maior investimen­to do MPLA é a formação dos jovens”, disse Paulo Pombolo que explicou que o MPLA tem feito todos os esforços para melhorar as condições de vida da população, apontando como exemplo a conquista da paz, em 2002.

Bornito de Sousa preside hoje a acto político de massas no município do Golungo Alto, e amanhã mantém contacto com o eleitorado do Lucala

 ??  ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Candidato do MPLA a Vice-Presidente da República faz campanha no Cuanza-Norte
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Candidato do MPLA a Vice-Presidente da República faz campanha no Cuanza-Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola