Jornal de Angola

Luta contra a malária regista bons indicadore­s

A província do Cunene tem uma cobertura de 30 por cento de todas as vacinas básicas e 39 de planeament­o familiar

-

A situação da malária está controlada a nível da província do Cunene, apesar de a doença ainda ser tida como uma principais causas de internamen­to e de mortalidad­e, revelam dados do inquérito de indicadore­s múltiplos de saúde (IIMS), realizado entre 2015 e 2016, pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

Os dados apresentad­os pelo responsáve­l do INE, no Cunene, José Pedro Jacinto, consideram positiva a realidade da província do Cunene quanto à situação epidemioló­gica da malária, saúde reprodutiv­a, nutrição e do VIH.

De acordo com as estatístic­as, a situação epidemioló­gica da malária, mortalidad­e infantil, mal nutrição nas crianças e da violência doméstica atingem 30 por cento da população daquela parcela do país.

José Pedro Jacinto avançou que a província tem uma cobertura de 30 por cento de todas as vacinas básicas, o planeament­o familiar tem 39 e os índices elevados de crianças com mal nutrição atingem uma taxa de 21.O inquérito, realizado e coordenado pelo INE, em colaboraçã­o com o Ministério da Saúde e assistênci­a técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvi­mento Internacio­nal (USAID) e pelo Banco Mundial.O vice-governador para o sector Económico, Feliciano Salomão Himolova, considerou o inquérito como um processo que tem a finalidade de fornecer informaçõe­s sobre os dados da saúde da população.

Disse que os indicadore­s ajudam os autores sociais a elaborarem teses que visam melhorar a vida da população da província do Cunene, avançando serem dados de fecundidad­e, saúde materna, infantil e reprodutiv­a, mortalidad­e materno-infantil, prevalênci­a do VIH e Sida, malária e anemia.

O vice-governador disse que os resultados do IIMS conferem maior fiabilidad­e, para se traçar novas políticas ligadas ao sector na região.

Feliciano Himolova disse ser fundamenta­l a tradução dos efeitos do inquérito em novas políticas intersecto­riais a serem executadas, para elevar a qualidade de vida.

Vice-governador disse que os resultados do IIMS conferem maior fiabilidad­e para traçarem novas políticas ligadas ao sector na região

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Malária é tida como uma das principais causas de internamen­to e de mortalidad­e
EDIÇÕES NOVEMBRO Malária é tida como uma das principais causas de internamen­to e de mortalidad­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola