Pe­tró­leo an­go­la­no tem for­te pro­cu­ra

Jornal de Angola - - PARTADA -

O pe­tró­leo an­go­la­no das ex­por­ta­ções pa­ra Se­tem­bro es­tá ven­di­do com uma for­te pro­cu­ra asiá­ti­ca, em­bo­ra res­tem car­re­ga­men­tos dos cam­pos Gi­ras­sol e Sa­tur­no em vés­pe­ras do anún­cio do pro­gra­ma de Ou­tu­bro.

A mai­or par­te do pe­tró­leo das ex­por­ta­ções an­go­la­nas pa­ra Se­tem­bro es­tá ven­di­da - com uma for­te pro­cu­ra asiá­ti­ca a apres­sar os con­tra­tos - em­bo­ra res­tem car­re­ga­men­tos dos cam­pos Gi­ras­sol e Sa­tur­no em vés­pe­ras do anún­cio do pro­gra­ma de Ou­tu­bro, na próxima se­ma­na, no­ti­ci­ou on­tem a Reu­ters.

O mer­ca­do es­te­ve ca­rac­te­ri­za­do pe­la ma­nu­ten­ção da ele­va­da pro­cu­ra das re­fi­na­ri­as, en­vol­ven­do um nú­me­ro cres­cen­te de car­re­ga­men­tos nas ne­go­ci­a­ções. Os ga­nhos do brent che­gam a ame­a­çar as ven­das no mer­ca­do de fu­tu­ros, afir­ma­ram ne­go­ci­a­do­res ci­ta­dos pe­la agên­cia.

As no­tí­ci­as dão con­ta da ven­da de um car­re­ga­men­to da com­pa­nhia Vi­tol ido do cam­po Erha, da Ni­gé­ria, à com­pa­nhia uru­guaia An­cap, en­quan­to o gru­po do sec­tor da re­fi­na­ção Pe­troI­ne­os ad­qui­riu um car­re­ga­men­to da BP dos graus ni­ge­ri­a­nos de For­ca­dos, em que os pre­ços não fo­ram apu­ra­dos.

A Pe­tro­bras com­prou dois car­re­ga­men­tos de cru­de ul­tra le­ve ni­ge­ri­a­no Ag­ba­mi. Res­tam uns 25 car­re­ga­men­tos do pro­gra­ma de Se­tem­bro, abai­xo das so­bras a es­ta al­tu­ra, nos me­ses an­te­ri­o­res.

A fran­ce­sa To­tal ob­te­ve uma ofer­ta pa­ra for­ne­cer, em Ou­tu­bro, um car­re­ga­men­to à In­di­an Oil Corp, mas os ne­go­ci­a­do­res não pu­de­ram de­ter­mi­nar se a com­pa­nhia ori­en­tal com­prou quais­quer ou­tros car­re­ga­men­tos.

A in­do­né­sia Per­ta­mi­na anun­ci­ou uma ofer­ta pa­ra com­prar 600 mil bar­ris da cos­ta oci­den­tal afri­ca­na.

A OPEP pre­vê um au­men­to da pro­cu­ra em 2018, de­vi­do ao au­men­to do con­su­mo glo­bal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.