An­ti­go bas­tião re­bel­de em po­der do exér­ci­to

Jornal de Angola - - MUNDO -

As for­ças go­ver­na­men­tais sí­ri­as con­se­gui­ram re­cu­pe­rar a to­ta­li­da­de da ci­da­de de Al Suj­na, no les­te da pro­vín­cia de Homs, que ar­re­ba­tou do gru­po Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI), in­for­ma­ram on­tem fon­tes ofi­ci­ais e ac­ti­vis­tas dos Di­rei­tos Hu­ma­nos.

As tro­pas go­ver­na­men­tais as­su­mi­ram o con­tro­lo de Al Suj­na há uma se­ma­na, mas nos úl­ti­mos di­as ti­ve­ram que fa­zer fren­te aos con­tra-ata­ques do Es­ta­do Is­lâ­mi­co. Uma fon­te mi­li­tar ci­ta­da pe­la agên­cia ofi­ci­al “Sa­na” afir­mou que on­tem de ma­nhã o exér­ci­to sí­rio “as­su­mi­ram a to­ta­li­da­de da ci­da­de de Suj­na após ope­ra­ções in­ten­sas con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co”.

As ope­ra­ções “cau­sa­ram a mor­te de gran­de nú­me­ro dos ter­ro­ris­tas” e tam­bém a des­trui­ção de quan­ti­da­des con­si­de­rá­veis de mu­ni­ções e ar­mas.

A fon­te acres­cen­tou que as uni­da­des do Exér­ci­to pros­se­guem com as ope­ra­ções pa­ra as­se­gu­rar a área e com a per­se­gui­ção dos re­ma­nes­cen­tes dos ra­di­cais.

O Ob­ser­va­tó­rio Sí­rio de Di­rei­tos Hu­ma­nos, com se­de em Lon­dres, in­di­cou que o exér­ci­to ter­mi­nou de re­ti­rar as mi­nas da ci­da­de, a úl­ti­ma lo­ca­li­da­de que res­ta­va em po­der do Es­ta­do Is­lâ­mi­co em Homs, e que es­tá na es­tra­da pa­ra Deir ez-Zor, bas­tião "jiha­dis­ta" no les­te do país. Du­ran­te as úl­ti­mas se­ma­nas, o Exér­ci­to sí­rio e seus ali­a­dos avan­ça­ram con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co pe­lo les­te de Homs e pe­lo sul da pro­vín­cia vi­zi­nha de Raqqa.

Es­ta ofen­si­va coin­ci­diu com a que es­tá a ser de­sen­vol­vi­da pe­la For­ças da Sí­ria De­mo­crá­ti­ca (FSD), uma ali­an­ça ar­ma­da li­de­ra­da por mi­lí­ci­as cur­das e apoi­a­das pe­los Es­ta­dos Uni­dos, na ci­da­de de Raqqa, con­si­de­ra­da a ca­pi­tal do ca­li­fa­do pro­cla­ma­do pe­lo Es­ta­do Is­lâ­mi­co em 2014. En­quan­to is­so, um ata­que da Or­ga­ni­za­ção pa­ra a Li­ber­ta­ção do Le­van­te con­tra as for­ças go­ver­na­men­tais de­ri­vou em con­fron­tos vi­o­len­tos nos ar­re­do­res a su­do­es­te de Da­mas­co.

AMMAR SULEIMAN | AFP For­ças go­ver­na­men­tais alar­gam o cor­dão de se­gu­ran­ça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.