Ape­lo à uni­da­de no par­ti­do ANC

Jornal de Angola - - MUNDO -

O mi­nis­tro da Po­lí­cia sul-afri­ca­no ape­lou na sex­ta-fei­ra, em Sowe­to, ao ANC pa­ra se “jun­tar” ao Pre­si­den­te Ja­cob Zu­ma, que so­bre­vi­veu à jus­ta, a se­ma­na pas­sa­da, a uma mo­ção de cen­su­ra. “De­ve­mo-nos jun­tar ao Pre­si­den­te até que ter­mi­ne o seu man­da­to em De­zem­bro” à fren­te do ANC, de­cla­rou o mi­nis­tro da Po­lí­cia, Fi­ki­le Mba­lu­la, nu­ma en­tre­vis­ta con­ce­di­da à AFP, em Sowe­to, su­búr­bio de Jo­a­nes­bur­go.

Na ter­ça-fei­ra, cer­ca de trin­ta de­pu­ta­dos do Con­gres­so Na­ci­o­nal Afri­ca­no (ANC, no po­der) “amo­ti­na­ram-se” ao vo­tar a fa­vor da mo­ção apre­sen­ta­da pe­la opo­si­ção, num si­nal que ilus­tra as di­vi­sões no seio do ANC, no po­der desde 1994.

Em De­zem­bro, o ANC de­ve ele­ger o seu no­vo lí­der, que su­ce­de a Ja­cob Zu­ma.

O no­vo di­ri­gen­te vai ser o Pre­si­den­te da Áfri­ca do Sul, no ter­mo das elei­ções ge­rais de 2019, se o seu par­ti­do ven­cer. O úl­ti­mo man­da­to de Ja­cob Zu­ma ter­mi­na nes­ta da­ta.

Dois no­mes fi­gu­ram en­tre os fa­vo­ri­tos pa­ra su­ce­der a Ja­cob Zu­ma à fren­te do Con­gres­so Na­ci­o­nal Afri­ca­no (ANC), o ac­tu­al vi­ce-pre­si­den­te, Cy­ril Ra­mapho­sa, lí­der dos crí­ti­cos an­ti-Zu­ma, e Nko­sa­za­na Dla­mi­ni-Zu­ma, an­ti­ga pre­si­den­te da Co­mis­são da União Afri­ca­na (UA), que con­ta com o apoio do Che­fe de Es­ta­do. A mo­ção no Par­la­men­to foi vo­ta­da por es­co­lha se­cre­ta.

SANTOS PE­DRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ja­cob Zu­ma tem apoio de mi­nis­tros e de­pu­ta­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.