Jornal de Angola

Festival de Cinema abre na sexta-feira

-

A 21.ª edição do Festival Queer Lisboa vai apresentar uma retrospect­iva da artista taiwanesa Shu Lea Cheang, tendo confirmada uma instalação no Museu do Chiado, além de uma “masterclas­s”, anunciou a organizaçã­o.

O Queer Lisboa decorre de 15 a 23 de Setembro no Cinema São Jorge, com actividade­s paralelas no Museu Nacional de Arte Contemporâ­nea - Museu do Chiado, contando com a estreia de “God`s Own Country”, de Francis Lee, na abertura, e com “Mãe Só Há Uma”, de Anna Muylaert, no encerramen­to. “O grande destaque é a secção dedicada à Shu Lea Cheang, um dos nomes mais relevantes no cinema ‘queer’ actualment­e, porque ela não apenas cruza uma série de disciplina­s artísticas, trabalha desde a instalação, performanc­e, vídeo, cinema , mas também, em termos teóricos, está muito atenta àquilo que se tem vindo a desenvolve­r em teoria ‘queer’, de género. Conseguimo­s juntar as condições para tê-la cá e também, a propósito da nova longa que estreou em Berlim, resolvemos fazer uma grande retrospect­iva em torno do trabalho dela”, disse o director do festival, João Ferreira, à imprensa portuguesa.

Fora de competição, o artista e actor pornográfi­co Colby Keller apresenta “Colby Does America” e uma “masterclas­s” de entrada gratuita, estando também prevista a participaç­ão no festival de Yan England, a apresentar o filme “1:54”, protagoniz­ado por AntoineOli­vier Pilon, e a antestreia nacional de “Quand On A 17 Ans”, de André Téchiné. Na competição de longas vão estar “As You Are”, de Miles Joris-Peyrafitte, “Beach Rats”, de Eliza Hittman, “The Beach House”, de Roy Dib, “Los Objetos Amorosos”, de Adrián Silvestre, “Pieles”, de Eduardo Casanova, entre outras películas.

 ??  ?? MARTA VILLENA | EL PAIS Filmes de Lea Cheang (à direita) são exibidos em retrospect­iva
MARTA VILLENA | EL PAIS Filmes de Lea Cheang (à direita) são exibidos em retrospect­iva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola