Fre­li­mo já pre­pa­ra a tran­si­ção ge­ra­ci­o­nal

Jornal de Angola - - PARTADA -

Al­ber­to Chi­pan­de, membro da Co­mis­são Po­lí­ti­ca da Fren­te Na­ci­o­nal de Li­ber­ta­ção de Mo­çam­bi­que (Fre­li­mo) dis­se on­tem ter che­ga­do o mo­men­to dos “li­ber­ta­do­res da pá­tria mo­çam­bi­ca­na” pas­sa­rem o tes­te­mu­nho aos jo­vens na li­de­ran­ça do país. A po­si­ção do na­ci­o­na­lis­ta é to­ma­da nu­ma al­tu­ra em que a Fre­li­mo pre­pa­ra a re­a­li­za­ção do seu 11º con­gres­so.

Al­ber­to Chi­pan­de, membro da Co­mis­são Po­lí­ti­ca da Fren­te Na­ci­o­nal de Li­ber­ta­ção de Mo­çam­bi­que (Fre­li­mo) dis­se on­tem ter che­ga­do o mo­men­to dos "li­ber­ta­do­res da pá­tria mo­çam­bi­ca­na" pas­sa­rem o tes­te­mu­nho aos jo­vens na li­de­ran­ça do país.

A po­si­ção do na­ci­o­na­lis­ta é to­ma­da nu­ma al­tu­ra em que o par­ti­do que go­ver­na Mo­çam­bi­que pre­pa­ra a re­a­li­za­ção do seu 11º con­gres­so ain­da es­te mês.

Pa­ra o his­tó­ri­co di­ri­gen­te e membro da Co­mis­são Po­lí­ti­ca da Fre­li­mo, não se po­de con­ti­nu­ar a mi­nar o de­sen­vol­vi­men­to do país on­de a mai­o­ria da sua po­pu­la­ção é jo­vem.

“É tem­po de a ge­ra­ção do 25 de Se­tem­bro, a que lu­tou con­tra o re­gi­me co­lo­ni­al por­tu­guês, pas­sar o tes­te­mu­nho à no­va ge­ra­ção na con­du­ção dos des­ti­nos de Mo­çam­bi­que”, dis­se Al­ber­to Chi­pan­de, que olha com op­ti­mis­mo pa­ra a re­a­li­za­ção do 11.º con­gres­so da Fre­li­mo.

Al­ber­to Chi­pan­de con­si­de­ra que o le­ga­do dos an­ti­gos com­ba­ten­tes pe­la in­de­pen­dên­cia de­ve ser trans­mi­ti­do às no­vas ge­ra­ções de mo­çam­bi­ca­nos , que te­rão por mis­são con­tri­buir pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to e cons­truir um país prós­pe­ro e mo­der­no pa­ra to­dos os ci­da­dãos. Mo­çam­bi­que, su­bli­nhou, de­ve co­me­çar uma no­va era.

O dé­ci­mo pri­mei­ro Con­gres­so da Fre­li­mo de­cor­re de 26 de Se­tem­bro a 1 de Ou­tu­bro na Ma­to­la.

Es­tá em cur­so des­de o dia 8 des­te mês, em to­das ca­pi­tais de pro­vín­cia, uma ava­li­a­ção dos te­mas a se­rem de­ba­ti­dos no âm­bi­to do Con­gres­so, que se pre­ten­de de pas­sa­gem de tes­te­mu­nho pa­ra a no­va ge­ra­ção.

Es­tão em aná­li­se o re­la­tó­rio do Co­mi­té Cen­tral ao XI Con­gres­so, a pro­pos­ta de re­vi­são dos Es­ta­tu­tos da Fre­li­mo, a agen­da de tra­ba­lhos do Con­gres­so, e te­mas can­den­tes, que in­clu­em aná­li­se da si­tu­a­ção po­lí­ti­ca-mi­li­tar, eco­nó­mi­ca e so­ci­al de Mo­çam­bi­que.

SAN­TOS PE­DRO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO Con­gres­so da Fre­li­mo vai ana­li­sar li­de­ran­ça de Fi­li­pe Nyu­si

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.