En­ten­da os pas­sos se­guin­tes à ar­qui­va­ção

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

Qua­tro for­ma­ções po­lí­ti­cas apre­sen­ta­ram ao Tri­bu­nal Cons­ti­tu­ci­o­nal re­cur­sos pa­ra im­pug­na­ção dos re­sul­ta­dos das elei­ções ge­rais de 23 de Agos­to.

O pra­zo es­ta­be­le­ci­do na Lei Or­gâ­ni­ca das Elei­ções Ge­rais pa­ra o Tri­bu­nal Cons­ti­tu­ci­o­nal de­ci­dir so­bre os pro­ces­sos ter­mi­na ho­je e, de­pois do PRS e da FNLA, a UNITA e a co­li­ga­ção CASACE de­vem ser no­ti­fi­ca­das ho­je so­bre os acór­dãos.

De­pois da de­ci­são do tri­bu­nal, os par­ti­dos po­lí­ti­cos já não têm ne­nhu­ma pos­si­bi­li­da­de de re­cla­ma­ção, por­que, de acor­do com a Lei Or­gâ­ni­ca so­bre as Elei­ções Ge­rais, as de­ci­sões pro­fe­ri­das por es­te ór­gão em ma­té­ria elei­to­ral têm ca­rac­ter de­fi­ni­ti­vo. As de­ci­sões não po­dem ser mais ob­jec­to de ve­ri­fi­ca­ção e de im­pug­na­ção pe­ran­te qual­quer ins­tân­cia ju­di­ci­al, ad­mi­nis­tra­ti­va ou po­lí­ti­ca do país.

A fun­ção do Tri­bu­nal Cons­ti­tu­ci­o­nal no con­ten­ci­o­so elei­to­ral é ve­ri­fi­car, com ba­se nas ale­ga­ções e nas pro­vas do­cu­men­tais apre­sen­ta­das pe­las par­tes, se hou­ve ir­re­gu­la­ri­da­des na re­a­li­za­ção de ac­tos de ope­ra­ções elei­to­rais con­trá­ri­os à Lei Or­gâ­ni­ca das Elei­ções Ge­rais, vi­o­la­ção de al­gum pro­ce­di­men­to le­gal du­ran­te o pro­ces­so de vo­ta­ção, apu­ra­men­to, es­cru­tí­nio e de dis­tri­bui­ção de as­sen­tos par­la­men­ta­res.

O Tri­bu­nal Cons­ti­tu­ci­o­nal não tem com­pe­tên­cia le­gal pa­ra fa­zer re­con­ta­gem de vo­tos ou apu­ra­men­to dos re­sul­ta­dos elei­to­rais, por não pos­suir um cen­tro de es­cru­tí­nio e não ser es­sa a sua fun­ção ao abri­go do con­ten­ci­o­so elei­to­ral. Se fo­rem de­tec­ta­das ir­re­gu­la­ri­da­des, é fun­ção do Tri­bu­nal de­cla­rá-las e ori­en­tar a me­di­da a ser adop­ta­da pa­ra su­prir es­sa ile­ga­li­da­de. Ca­so con­trá­rio, es­te ór­gão de­cla­ra a va­li­da­de das elei­ções ge­rais de 23 de Agos­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.