Sa­las de al­fa­be­ti­za­ção au­men­tam ins­cri­ções

Jornal de Angola - - REGIÕES -

Um to­tal de 15.285 al­fa­be­ti­zan­dos na pro­vín­cia do Ben­go fo­ram ma­tri­cu­la­dos no pre­sen­te ano, no qua­dro do Pro­gra­ma de Al­fa­be­ti­za­ção e Ace­le­ra­ção Es­co­lar, dos quais 8.806 ins­cri­tos na pri­mei­ra fa­se e 6.479 ins­cri­tos pro­vi­so­ri­a­men­te nos dois mé­to­dos “Sim eu pos­so” e “Al­deia glo­bal”, anun­ci­ou on­tem, em Ca­xi­to, o co­or­de­na­dor do Pro­gra­ma de Al­fa­be­ti­za­ção e Ace­le­ra­ção Es­co­lar da Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Edu­ca­ção, Ci­ên­ci­as e Tec­no­lo­gia.

Fran­cis­co Fir­mi­no dis­se que se re­gis­tou uma re­du­ção de 335 al­fa­be­ti­za­do­res con­tra­ta­dos em 2014-2015 no Ben­go, pa­ra 174 na pre­sen­te épo­ca, uma re­a­li­da­de que na sua opinião se re­flec­tiu na quan­ti­da­de dos for­man­dos. O co­or­de­na­dor dis­se que es­te nú­me­ro, des­de 2016, foi re­du­zi­do pa­ra 161 e es­te ano te­ve um au­men­to de mais 13, ten­do em con­ta a pro­cu­ra e os ob­jec­ti­vos que pre­ten­de­mos atin­gir, de acor­do com a re­vi­ta­li­za­ção do pro­gra­ma, que ori­en­ta a apre­sen­ta­ção de al­gu­mas lo­ca­li­da­des li­vres do anal­fa­be­tis­mo. “Es­ta quo­ta não sa­tis­fez a pro­cu­ra e des­te mo­do a Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Edu­ca­ção, Ci­ên­ci­as e Tec­no­lo­gia tem vin­do a pro­mo­ver es­tra­té­gi­as de vo­lun­ta­ris­mo, es­tan­do nes­te âm­bi­to a tra­ba­lhar com um gru­po de es­tu­dan­tes da Es­co­la Su­pe­ri­or Pe­da­gó­gi­ca do Ben­go.”

O co­or­de­na­dor do Pro­gra­ma de Al­fa­be­ti­za­ção dis­se que es­te ano fo­ram re­cru­ta­dos 35 es­tu­dan­tes e 55 vo­lun­tá­ri­os do mo­vi­men­to li­te­rá­rio Lev'Ar­te, que abra­ça­ram o pro­gra­ma, no âm­bi­to da er­ra­di­ca­ção do al­fa­be­tis­mo a ní­vel da pro­vín­cia. De 2008 até 2016 fo­ram re­gis­ta­das 55.284 pes­so­as já al­fa­be­ti­za­das na pro­vín­cia do Ben­go.

“Se­ria sim­pá­ti­co se to­dos os an­go­la­nos pu­des­sem al­fa­be­ti­zar um membro da fa­mí­lia que não sa­be ler e es­cre­ver, pa­ra fa­ci­li­tar a er­ra­di­ca­ção do anal­fa­be­tis­mo no país. Pe­di­mos a co­la­bo­ra­ção dos jo­vens pa­ra abra­çar o pro­gra­ma de ace­le­ra­ção es­co­lar”, dis­se o co­or­de­na­dor do Pro­gra­ma de Al­fa­be­ti­za­ção.

EDMUNO EUCÍLIO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO Mu­lhe­res li­de­ram lis­ta de ins­cri­tos nas sa­las de al­fa­be­ti­za­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.