Ha­bi­tan­tes da Chi­bia têm água de qua­li­da­de

Mu­ni­cí­pio já dis­põe de um to­tal de cem sis­te­mas de cap­ta­ção com bom­bas so­la­res e ma­nu­ais

Jornal de Angola - - PORTADA -

Um mon­tan­te de 15,924 mi­lhões­de kwan­zas es­tá a ser apli­ca­do es­te ano pe­la Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal da Chi­bia (Huíla) na cons­tru­ção de dois sis­te­mas de cap­ta­ção e abas­te­ci­men­to de água po­tá­vel nos sec­to­res de Mu­ku­ma e Ha­vahi­lo, ar­re­do­res da vi­la se­de des­te mu­ni­cí­pio.

O ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal João Tcha­pin­gaT­chi­to­ko­ta fez sa­ber que o pro­jec­to en­qua­dra-se no pro­gra­ma “Água para to­dos” e vai be­ne­fi­ci­ar pe­lo me­nos 1.200 pes­so­as.

Os sis­te­mas te­rão uma ca­pa­ci­da­de de bom­be­ar mil li­tros de água por ho­ra, dis­pon­do de um re­ser­va­tó­rio com ca­pa­ci­da­de para dez me­tros cú­bi­cos, uma pla­ca so­lar, la­van­da­ria com qua­tro tan­ques para rou­pa e be­be­dou­ro para o ga­do.

João Tchi­to­ko­ta re­fe­riu que com es­te pro­jec­to pre­ten­de-se au­men­tar a ofer­ta de água po­tá­vel para a po­pu­la­ção, “de mo­do a me­lho­rar o seu sa­ne­a­men­to bá­si­co e fa­zer fa­ce às do­en­ças de­cor­ren­tes do con­su­mo de água im­pró­pria para o ser hu­ma­no”.

A Chi­bia con­ta com mais de 100 sis­te­mas de cap­ta­ção de água sub­ter­râ­nea equi­pa­dos com bom­bas so­la­res e ma­nu­ais.

O mu­ni­cí­pio dis­ta 42 qui­ló­me­tros a sul da ci­da­de do Lu­ban­go, a ca­pi­tal da pro­vín­cia. É com­pos­to pe­las co­mu­nas de Ca­pun­daCa­vi­lon­go, Quihi­ta, Jau e se­de.

ARÃO MAR­TINS | EDIÇÕES NOVEMBRO Mo­ra­do­res do mu­ni­cí­pio da Huíla con­so­mem água com mui­to boa qua­li­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.