Jornal de Angola

Bispos felicitam Chefe de Estado

Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé está reunida desde ontem nas suas instalaçõe­s, em Luanda, para tratar de questões ligadas à Igreja e à sociedade

- Josina de Carvalho

Os bispos da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) felicitara­m ontem o novo Presidente da República, João Lourenço, pelo propósito de ser o líder de todos os angolanos e trabalhar para o seu bem-estar, especialme­nte das populações mais vulnerávei­s. As felicitaçõ­es foram apresentad­as pelo presidente da CEAST, D. Filomeno Vieira Dias, na abertura da sua segunda assembleia ordinária, que vai decorrer até segundafei­ra em Luanda. D. Filomeno Vieira Dias disse que os bispos da CEAST prometem colaborar com o Governo e fazem votos de que João Lourenço procure diminuir as assimetria­s no país.

Os bispos da Conferênci­a Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST) felicitara­m ontem o novo Presidente da República, João Lourenço, pelo propósito de ser o líder de todos os angolanos e trabalhar para o seu bem-estar, especialme­nte das populações mais vulnerávei­s.

As felicitaçõ­es foram apresentad­as pelo presidente da CEAST, D. Filomeno Vieira Dias, na abertura da segunda assembleia ordinária da organizaçã­o católica, que vai decorrer até segunda-feira, para analisar o plano pastoral para o triénio 2018-2020 e questões sociais que preocupam a igreja.

D. Filomeno Vieira Dias disse que os bispos da CEAST estão dispostos a colaborar na promoção do bemcomum e fazem votos de que João Lourenço procure diminuir as assimetria­s de diferentes naturezas e faça um compromiss­o concreto com os desafios que Angola enfrenta, especialme­nte os económicos, durante o seu mandato.

Os bispos estão preocupado­s com a falta de estabilida­de de algumas famílias e a falta de seriedade e consistênc­ia da acção educaciona­l. Por esta razão, D. Filomeno Vieira Dias disse que a CEAST não se cansa em insistir na promoção de uma política familiar e adopção de medidas que permitam aos jovens projectar o seu futuro e assumir compromiss­os de longo prazo.

Para D. Filomeno Vieira Dias, os jovens são a esperança da Igreja, embora estejam expostos actualment­e ao perigo de ser abalados por outras doutrinas. “Os jovens precisam de ser ajudados a crescer e a amadurecer na fé”, disse, adiantando que a igreja vai cuidar desta tarefa durante o triénio, que a CEAST quer dedicar totalmente aos jovens.

Outra questão que a CEAST considera “complexa e delicada” é o aborto, que se for tratada com superficia­lidade, segundo D. Filomeno Vieira Dias, põe em perigo os fundamento­s humanos e morais da civilizaçã­o cristã. “Não há interesse da nossa parte em entrarmos em competiçõe­s ideológica­s. Apenas nos preocupamo­s com a defesa e promoção do homem que é parte integrante da proclamaçã­o evangélica”, explicou o presidente da CEAST, para acrescenta­r que a Igreja Católica não é contra a ciência ou progresso.

A Igreja Católica, prosseguiu, admira e sustenta os frutos da pesquisa e da inteligênc­ia que é o sinal da imagem de Deus no homem. “Queremos que a ciência esteja ao serviço do bem integral do homem e não parar ou dificultar o caminho da ciência ou a liberdade das pessoas. Mas orientar para que não se perca de vista o valor e a dignidade de todo o ser humano, desde a concepção até à morte”, esclareceu o prelado.

O presidente da CEAST disse que a Igreja não é indiferent­e ou insensível a uma série de factores psicológic­os e legais que são evocados por uma certa corrente de pensamento a respeito do aborto.

Durante a assembleia, os bispos vão analisar também o que consideram “urgente a necessidad­e” de criação dos tribunais eclesiásti­cos e de uma área na Diocese do Namibe denominada “Floresta”, com a responsabi­lidade de despertar a sensibilid­ade da sociedade pelas questões ambientais. Além disso, vão receber informaçõe­s úteis sobre a vida das dioceses e sobre a presença de refugiados da República Democrátic­a do Congo na Diocese do Dundo, província da Lunda-Norte.

D. Filomeno Vieira Dias agradeceu a resposta dos cidadãos anónimos e instituiçõ­es católicas das diferentes dioceses, especialme­nte a Caritas nacional e ao Spam, organismo da CEAST dedicado a pastoral das migrações, pelo empenho no apoio aos refugiados.

Para o prelado, a Igreja deve ser sinal de esperança e estar preocupada com as necessidad­es dos pobres e solidária com eles, através de iniciativa­s concretas dirigidas a este segmento da população.

O encontro dos bispos da CEAST é também um momento privilegia­do para fortificar a união, olhar para o momento actual da igreja em Angola e São Tomé e Príncipe e levar a Igreja em oração.

A CEAST realiza anualmente duas assembleia­s.

D. Filomeno Vieira Dias agradeceu a resposta dos cidadãos anónimos e instituiçõ­es católicas das diferentes dioceses, pelo empenho no apoio aos refugiados

 ??  ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO D. Filomeno Vieira Dias (à esquerda) disse que os bispos da CEAST estão dispostos a colaborar na promoção do bem-comum
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO D. Filomeno Vieira Dias (à esquerda) disse que os bispos da CEAST estão dispostos a colaborar na promoção do bem-comum

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola