Go­ver­no afir­ma que o res­pei­to pe­la Cons­ti­tui­ção é a so­lu­ção

Jornal de Angola - - MUNDO -

da Es­pa­nha, Ma­ri­a­no Ra­joy, afir­mou ontem que o go­ver­no so­li­ci­tou à Catalunha um pe­di­do for­mal de es­cla­re­ci­men­to se ela de­cla­rou ou não in­de­pen­dên­cia, de­pois do dis­cur­so do lí­der ca­ta­lão, Car­les Puig­de­mont, fei­to na ter­ça-fei­ra so­bre o re­fe­ren­do re­a­li­za­do no dia um de Ou­tu­bro.

Puig­de­mont dis­se, na ter­ça-fei­ra, que milhões de ca­ta­lães apoi­am a in­de­pen­dên­cia da re­gião, con­tu­do, adi­ci­o­nou que Barcelona es­ta­ria pron­ta pa­ra sus­pen­der a pro­cla­ma­ção pa­ra con­ti­nu­ar a ne­go­ci­ar com Ma­drid.

O Go­ver­no espanhol exi­ge que as autoridades da Catalunha ex­pli­quem se de­cla­ram ou não a in­de­pen­dên­cia, avi­san­do, as­sim, so­bre a pos­si­bi­li­da­de de apli­car o ar­ti­go 155º da Cons­ti­tui­ção do país que ad­mi­te sus­pen­der a autonomia, afir­mou o pri­mei­ro­mi­nis­tro espanhol, Ma­ri­a­no Ra­joy. “O go­ver­no exi­gi­rá que as autoridades ca­ta­lãs ex­pli­quem se de­cla­ram ou não a in­de­pen­dên­cia”, afir­mou. De acor­do com Ra­joy, “es­ta exigência é ne­ces­sá­ria pa­ra se po­der apli­car o ar­ti­go 155º da Cons­ti­tui­ção. “Des­ta for­ma, qu­e­re­mos dei­xar os nos­sos ci­da­dãos con­fi­an­tes”, acres­cen­tou Ra­joy.

“A res­pos­ta da ge­ne­ra­li­da­de da Catalunha vai de­fi­nir as de­ci­sões que se­rão to­ma­das pelo Go­ver­no espanhol nos pró­xi­mos di­as”, es­cla­re­ceu o pri­mei­ro-mi­nis­tro. Ma­drid con­si­de­ra ile­gí­ti­mo o re­fe­ren­do so­bre a in­de­pen­dên­cia da Catalunha, re­a­li­za­do em de Ou­tu­bro. Du­ran­te o dia do re­fe­ren­do, em vá­ri­as zo­nas elei­to­rais, con­fron­tos en­tre a Po­lí­cia e par­ti­ci­pan­tes da vo­ta­ção vi­e­ram à to­na; pes­so­as saí­ram fe­ri­das, tan­to polícias co­mo vo­tan­tes. De acor­do com as autoridades ca­ta­lãs, 90,18 por cen­tro vo­ta­ram a fa­vor da in­de­pen­dên­cia da re­gião.

O pri­mei­ro-mi­nis­tro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.