Voto aber­to e pa­cí­fi­co con­so­li­da de­mo­cra­cia

Jornal de Angola - - MUNDO -

Os li­be­ri­a­nos es­co­lhe­ram na ter­ça-fei­ra o su­ces­sor de Ellen Johnson Sirleaf, nu­ma vo­ta­ção mui­to aber­ta e com o ob­jec­ti­vo de as­sen­tar a de­mo­cra­cia na Libéria.

Além do no­vo Pre­si­den­te - o pri­mei­ro em 70 anos que su­ce­de pa­ci­fi­ca­men­te ou­tro tam­bém elei­to -, os li­be­ri­a­nos tam­bém vo­ta­ram pa­ra re­no­var as 73 ca­dei­ras da Câ­ma­ra de Re­pre­sen­tan­tes.

O apu­ra­men­to dos re­sul­ta­dos co­me­çou de­pois do en­cer­ra­men­to das ses­sões elei­to­rais, após um dia tran­qui­lo no qual se for­ma­ram lon­gas fi­las di­an­te dos lo­cais de vo­ta­ção. As pre­si­den­ci­ais, em­prin­cí­pio, acon­te­cem em du­as vol­tas, sal­vo se um can­di­da­to ob­ti­ver a mai­o­ria ab­so­lu­ta na pri­mei­ra tur­no.

As le­gis­la­ti­vas ocor­rem nu­ma úni­ca vol­ta.

O se­na­dor Ge­or­ge We­ah, ído­lo do fu­te­bol afri­ca­no e der­ro­ta­do por Ellen Johnson-Sirleaf em 2005, o vi­ce­pre­si­den­te Jo­seph Bo­a­kai, o ad­vo­ga­do e ve­te­ra­no po­lí­ti­co Charles Brums­ki­ne e os po­de­ro­sos em­pre­sá­ri­os Be­no­ni Urey e Ale­xan­der Cum­mings são os no­mes mais for­tes pa­ra che­gar à se­gun­da vol­ta, de acor­do com ana­lis­tas.

Após dois man­da­tos con­se­cu­ti­vos, Ellen John­sonSir­le­af, de 78 anos e pre­mi­a­da com o No­bel da Paz em 2011, não pô­de dis­pu­tar a pre­si­dên­cia.

Num dis­cur­so na se­gun­da-fei­ra, a Pre­si­den­te cessante ci­tou “um dia histórico pa­ra nos­sa na­ção e a con­so­li­da­ção da jovem de­mo­cra­cia li­be­ri­a­na”, e pe­diu aos com­pa­tri­o­tas que ob­ser­vem o “ca­mi­nho per­cor­ri­do”, que per­mi­tiu pas­sar de uma “sociedade des­truí­da pe­la guer­ra a uma das de­mo­cra­ci­as mais vi­vas da Áfri­ca oci­den­tal”, em re­fe­rên­cia às vi­o­len­tas guer­ras ci­vis que aba­la­ram o país en­tre 1989 e 2003, com um ba­lan­ço de 250.000 mor­tos.

Se­ja qual for o ven­ce­dor, as elei­ções são “um tes­te pa­ra a de­mo­cra­cia na Libéria”, se­gun­do Ma­ria Are­na, chefe da mis­são de ob­ser­va­do­res da União Eu­ro­peia.

Li­be­ri­a­nos foram às ur­nas pa­ra es­co­lher os seus di­ri­gen­tes AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.