Jornal de Angola

UE garante livre acesso aos moçambican­os

-

Os produtos originais de Moçambique passam a ter acesso ao mercado da União Europeia sem a imposição de quotas ou o pagamento de direitos aduaneiros, disse o director nacional de Comércio Externo, Amílcar Arone, num seminário realizado em Maputo, de divulgação do Acordo de Parceria Económica entre a Comunidade para o Desenvolvi­mento da África Austral EUSADC (APE).

O director disse ainda que a União Europeia concorda com a remoção de taxas aduaneiras, relativame­nte a uma gama ampla de produtos e mostra-se aberta aos produtos originais de Moçambique, o que deve permitir que os exportador­es nacio- nais tenham a oportunida­de de melhorar a sua competitiv­idade naquele mercado.

A União Europeia (UE) é um parceiro comercial importante de Moçambique, sendo um dos principais destinos das exportaçõe­s do país e o quarto maior importador, depois da China, África do Sul e Índia. Moçambique exporta para a UE essencialm­ente alumínio, produtos agrícolas como o açúcar, tabaco, nozes e legumes, bem como bens pesqueiros, com ênfase para o camarão e importa daquele bloco bens manufactur­ados e máquinas.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO UE é um parceiro comercial importante e dos principais destinos das exportaçõe­s do país
EDIÇÕES NOVEMBRO UE é um parceiro comercial importante e dos principais destinos das exportaçõe­s do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola