Ale­ma­nha apos­ta na mai­or es­ta­ção

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

O Go­ver­no ger­mâ­ni­co vai dar mais uma pro­va de apoio às fon­tes ener­gé­ti­cas alternativas, atra­vés de um com­ple­xo ca­paz de car­re­gar qua­tro mil car­ros por dia.

O si­te Inha­bi­tat avan­ça que o Mi­nis­té­rio dos Trans­por­tes ale­mão e a em­pre­sa Sor­ti­mo juntaram-se pa­ra investir cer­ca de 15 milhões de euros na construção do mai­or com­ple­xo de car­re­ga­men­to de car­ros eléc­tri­cos al­gu­ma vez cons­truí­do, um lo­cal que promete ser um verdadeiro pon­to de en­con­tro dos con­du­to­res des­tes veí­cu­los.

Nu­ma épo­ca em que os car­ros eléc­tri­cos ganham cada vez mais adep­tos, o mun­do pro­cu­ra so­lu­ções pa­ra adap­tar as es­tra­das e as re­des de car­re­ga­men­to a uma re­a­li­da­de em que os veí­cu­los a ga­so­li­na, gás, ou ga­só­leo são a ex­cep­ção e não a re­gra. O pro­jec­to pre­vê a construção de uma es­ta­ção com 144 car­re­ga­do­res in­di­vi­du­ais de al­ta ve­lo­ci­da­de, ca­pa­zes de ga­ran­tir o car­re­ga­men­to de qua­tro mil veí­cu­los por dia. Cer­ca de 24 por­tas de car­re­ga­men­to po­dem mes­mo ser de 350 ki­lowatts, mais do do­bro da po­tên­cia dos “su­per­char­gers” da Tes­la que con­se­guem en­cher a ba­te­ria dos car­ros em menos de uma ho­ra.

A es­ta­ção da Sor­ti­mo deve in­cluir um es­pa­ço de co­mér­cio, pa­ra que os con­du­to­res pos­sam dis­trair-se, en­quan­to os car­ros car­re­gam e se­rá cons­truí­da perto da Bun­de­sau­to­bahn 8, a au­to-es­tra­da que vai desde a fron­tei­ra com a Áus­tria até Karls­ruhe. Sen­do apro­vei­ta­da ao máximo, a es­ta­ção da Sor­ti­mo deve per­mi­tir a poupança de 29,5 milhões de li­tros de com­bus­tí­veis fós­seis por ano e re­du­zir as emis­sões de dió­xi­do de carbono em cer­ca de 60 mil to­ne­la­das mé­tri­cas.

Car­ros eléc­tri­cos ganham cada vez mais adep­tos STRINGER | AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.