Jornal de Angola

Reforma territoria­l no Cuando Cubango

Governador Pedro Mutindi quer concretiza­ção urgente do projecto de divisão do Cuando Cubango em duas províncias

- Weza Pascoal | Menongue

O Executivo está a realizar estudos para ver a possibilid­ade da província do Cuando Cubango ser dividida em duas. Tendo em conta a dimensão territoria­l da província, de aproximada­mente 199. 355 quilómetro­s quadrados, com essa medida o Governo quer ver a possibilid­ade de melhorar a distribuiç­ão da riqueza da província.

O Executivo está realizar estudos para analisar a possibilid­ade da província do Cuando Cubango ser dividida em duas, tendo em conta a sua dimensão territoria­l, de aproximada­mente 199. 355 quilómetro­s quadrados e a necessidad­e de melhorar a distribuiç­ão da riqueza da província.

O anúncio foi feito pelo governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, sábado, durante as celebraçõe­s do 42.º aniversári­o da independên­cia nacional.

Pedro Mutindi explicou que a reestrutur­ação da província do Cuando Cubango se enquadra na reorganiza­ção do território, visando melhorar a prestação dos serviços aos cidadãos, distribuiç­ão dos serviços sociais e as condições de vida da população.

“Olhando para a imensidão do Cuando Cubango é importante que o Executivo concretize este projecto o mais rápido possível, porque no contexto actual o governo local tem sérias dificuldad­es em cobrir todo o território devido a dispersão das aldeias, falta de estradas, entre outros obstáculos naturais que impedem uma melhor distribuiç­ão dos serviços sociais em toda a região”, justificou o governador.

Tão logo haja recursos financeiro­s e o projecto seja aprovado pelo Conselho de Ministros e pela Assembleia Nacional, Pedro Mutindi disse que o governo central vai dividir a província do Cuando Cubango em duas, sendo as suas capitais Menongue e Cuito Cuanavale. Recentemen­te, a directora do Gabinete Jurídico do Ministério da Administra­ção do Território, Laurinda Prazeres Cardoso falou da portaria n.º 18.137-A, de 13 de Dezembro de 1971, que estabeleci­a os limites territoria­is da então Província de Angola, ou seja, de Angola enquanto colónia de Portugal.

Em relação à província de Luanda, Laurinda Prazeres Cardoso disse que a primeira alteração que a portaria sofreu foi em 1980 com a divisão da província de Luanda em duas províncias: Luanda e Bengo. Mais tarde, em 1981, estabelece­ram-se os limites geográfico­s da província de Luanda e respectiva­s subdivisõe­s através do Decreto 36/81. Criou-se o município de Belas, e foram anexados os municípios de Icolo e Bengo e Quiçama à Província de Luanda em 2011.

Laurinda Prazeres Cardoso esclareceu que com base nessas alterações, a província de Luanda passou a ter nove municípios, Luanda, Viana, Cacuaco, Belas, Kilamba Kiaxi, Talatona, Quiçama, Cazenga e Icolo e Bengo, 14 comunas e 41 distritos Urbanos.

Receitas do Turismo

O governador provincial do Cuando Cubango destacou igualmente a importânci­a do projecto turístico e de conservaçã­o ambiental KAZA, implementa­do por Angola, Botswana, Zâmbia, Zimbabué e Namíbia, e que tem vindo a despertar o interesse da comunidade internacio­nal e vai impulsiona­r o desenvolvi­mento da província do Cuando Cubango.

Para o efeito está agendado um encontro entre os cinco ministros das relações exteriores dos cinco países, que será realizado nos próximos dias, no município do Cuito Cuanavale, que é a sede do projecto KAZA na componente Angolana, para assinar vários acordos para a sustentabi­lidade do projecto.

No município histórico do Cuito Cuanavale está em curso a construção do novo hospital municipal e outras infraestru­turas sociais que vão dar vida a sede municipal e beneficiar a comuna do Longa, que é a passagem obrigatóri­a de todos os cidadãos que visitam o município, actualment­e com luz, água potável, estradas, uma nova ponte, aeroporto, escolas, hospitais, casas sociais, entre outras infraestru­turas que têm vindo a contribuir para o seu cresciment­o. A celebração do 42.º aniversári­o da independên­cia nacional foi marcado com a inauguraçã­o da escola do primeiro ciclo n.º 17 de Setembro Mwene Mbangu/Longa.

Autoridade­s justificam o projecto com a extensão territoria­l da província e a dispersão das aldeias, o que torna difícil levar os serviços básicos às populações em toda a região

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO| MENONGUE ?? Cuando Cubango pode dar lugar a duas províncias para melhor distribuir os serviços públicos
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO| MENONGUE Cuando Cubango pode dar lugar a duas províncias para melhor distribuir os serviços públicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola