Pro­fes­so­res ame­a­çam com gre­ve

Jornal de Angola - - PARTADA -

O Sin­di­ca­to Na­ci­o­nal dos Pro­fes­so­res (SINPROF) ame­a­ça con­vo­car uma gre­ve no iní­cio do pró­xi­mo ano lec­ti­vo se o Exe­cu­ti­vo não in­cluir a exi­gi­da es­tru­tu­ra in­di­ciá­ria re­mu­ne­ra­tó­ria na agen­da do Pla­no In­ter­ca­lar.

O di­rec­tor do Cen­tro de Edu­ca­ção Mé­di­ca da Uni­ver­si­da­de Agos­ti­nho Neto, Má­rio Fres­ta, pe­diu no do­min­go, em Luanda, a to­dos os pro­fis­si­o­nais de Saú­de, pro­fes­so­res, mé­di­cos, en­fer­mei­ros e téc­ni­cos de di­ag­nós­ti­co que se can­di­da­tem ao Pré­mio Ce­du­med Clí­ni­ca Mul­ti­per­fil, que en­tra na sua se­gun­da edição.

Má­rio Fres­ta, que fa­la­va à Angop, dis­se que o pré­mio foi cri­a­do pa­ra dig­ni­fi­car e in­cen­ti­var os pro­fis­si­o­nais de Saú­de à in­ves­ti­ga­ção e divulgação de tra­ba­lhos ci­en­tí­fi­cos e a me­lho­rar a qua­li­da­de do en­si­no.

O al­to fun­ci­o­ná­rio da Uni­ver­si­da­de Agos­ti­nho Neto acen­tu­ou que os do­en­tes, as su­as fa­mí­li­as e co­mu­ni­da­des es­pe­ram e exi­gem dos pro­fis­si­o­nais e das ins­ti­tui­ções de Saú­de o me­lhor aten­di­men­to, que de­ve ser pres­ta­do com ra­pi­dez, aten­ção, edu­ca­ção, com­pe­tên­cia, res­pon­sa­bi­li­da­de e hu­ma­nis­mo.

Por es­ta ra­zão, adi­an­tou, es­se ob­jec­ti­vo só po­de ser con­cre­ti­za­do des­de que as di­fe­ren­tes clas­ses de pro­fis­si­o­nais de Saú­de te­nham as ha­bi­li­da­des re­que­ri­das, co­nhe­ci­men­tos ne­ces­sá­ri­os, ati­tu­de e com­por­ta­men­to apro­pri­a­dos, fru­to de uma ade­qua­da for­ma­ção, tan­to ini­ci­al co­mo es­pe­ci­a­li­za­da e, ca­da vez mais, ao lon­go de to­da a vi­da.

O res­pon­sá­vel deu ên­fa­se ao 3.º En­con­tro de Edu­ca­ção Mé­di­ca, com o te­ma “Ha­bi­li­da­des Clí­ni­cas e Edu­ca­ção Mé­di­ca: Es­ta­do Ac­tu­al e Pers­pec­ti­vas”, pro­mo­vi­do há uma se­ma­na pe­lo Cen­tro de Edu­ca­ção Mé­di­ca (Ce­du­med).

O en­con­tro, que es­te­ve in­te­gra­do no 4.º Con­gres­so de Ci­ên­ci­as de Saú­de da Clí­ni­ca Mul­ti­per­fil, de­cor­reu de 6 a 9 des­te mês.

EDIÇÕES NO­VEM­BRO

O pré­mio foi cri­a­do no país co­mo in­cen­ti­vo à in­ves­ti­ga­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.